TCU, Banco Central, Casa Civil e ministérios estão entre os usuários do Siga Brasil



Entre os usuários do sistema de informações Siga Brasil - premiado na terça-feira (28) com o Prêmio Brasil de Tecnologia da Informação e das Comunicações - estão o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Banco Central, a Casa Civil da Presidência da República, a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e duas secretarias do Ministério do Planejamento: a de Orçamento Federal (SOF) e a de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI).

Devido a essa demanda, os consultores de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado vêm ministrando cursos de treinamento para os funcionários dessas entidades, explica Rita Santos, também consultora da Casa.

Outro reflexo do uso cada vez mais difundido do Siga Brasil, ressalta ela, é o fato de que esse sistema de informações se transformou em tema de duas disciplinas - uma delas integrante de um curso de pós-graduação - oferecidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Parcerias

Rita Santos destacou que, para auxiliar a sociedade a controlar o Orçamento da União, o Siga Brasil vem firmando parcerias com diversas organizações não-governamentais (ONGs), como o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Como resultado das parcerias, o sistema de informações produz relatórios específicos para essas entidades, para que possam acompanhar apenas os itens do orçamento que lhe interessam.

- Geramos, assim, relatórios do Orçamento da União sob os temas mulher, segurança alimentar e quilombos, por exemplo - explicou a consultora.

Conheça o site do Siga Brasil



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CGU e Casa Civil orientam ministérios sobre Lei de Acesso à Informação

Siga Brasil faz consulta pública para montagem de banco de dados sobre meio ambiente

Mercadante: Casa Civil deve atuar de forma harmônica com demais ministérios

Desequilíbrios regionais estão na raiz da crise mundial, diz diretor do Banco Central

Emilia Fernandes registra aumento da Aids entre as donas-de-casa e usuários de drogas

Crescimento e geração de empregos podem ser incluídos entre objetivos do Banco Central