TCU: Zymler toma posse com promessa de ênfase na auditoria de obras



Em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula e da presidente eleita Dilma Rousseff, o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União, garantiu que o órgão não vai abandonar a política de aperfeiçoamento das auditorias nas contas públicas. "O Tribunal de Contas da União é parceiro da Administração Pública", declarou Zymler, que tomou posse nesta quarta-feira como presidente do TCU, para um mandato de um ano a partir de 1º de janeiro.

- O aperfeiçoamento das auditorias passou a ser marca registrada do TCU junto à sociedade. Não há porque retroceder nesse campo. Pelo contrário - disse, prometendo dar ênfase, em sua gestão, à auditoria de obras públicas.

Não foram poucas as vezes que o presidente Lula dirigiu críticas à atuação do TCU, cujo trabalho de fiscalização pode provocar a paralisação de obras em que sejam identificadas irregularidades. Em novembro, Lula chegou a defender uma revisão do órgão "no ponto de vista administrativo". No mês anterior, o presidente afirmou que o Brasil estava 'travado' pelo tribunal.

Mas Zymler disse que vê na discussão travada entre integrantes do Executivo e do órgão de controle "nada mais do que a dialética natural e saudável entre duas teses que se enfrentam e que, no mais das vezes, alcançam uma síntese construtiva". Disse ainda que a presença de Lula e Dilma na cerimônia de posse demonstrou respeito pelo TCU.

Zymler também disse ser necessário investir em treinamento e qualificação dos auditores, com uso de equipamentos modernos, capazes de avaliar a qualidade das obras realizadas. E defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para fortalecer o controle externo.

Biografia

Benjamin Zymler ingressou no TCU por concurso público em 1992, no cargo de analista de finanças e controle externo. Em 1998, foi aprovado no concurso para ministro-substituto e desde 2001 é ministro do TCU. Zymler ocupará o cargo de presidente durante o ano de 2011, podendo ser reeleito para mais um ano.

Nascido no Rio de Janeiro, Zymler é formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). É também mestre em Direito pela UnB.



09/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benjamin Zymler toma posse como presidente do TCU

Zymler toma posse como novo presidente do TCU em cerimônia com Lula e Dilma

Renan toma posse com críticas ao excesso de medidas provisórias e promessa de limpar vetos

Toma posse Gilberto Miranda

TOMA POSSE VALMIR AMARAL

Toma posse nova senadora