Benjamin Zymler toma posse como presidente do TCU
O ministro Benjamin Zymler tomou posse nesta quarta-feira (8) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele substitui o ministro Ubiratan Aguiar. O ministro Augusto Nardes assumiu a vice-presidência, ocupada antes por Zymler, que também era ministro-corregedor do tribunal.
Em seu discurso de posse, Zymler disse que as auditorias de obras públicas firmaram-se como trabalho marcante do TCU no controle de recursos públicos, mas afirmou que novos passos devem ser dados visando ao aperfeiçoamento do trabalho.
- Impõe-se a este Tribunal a atribuição adicional de interagir com o Congresso Nacional de forma a buscar a sedimentação legislativa desse processo de fiscalização - afirmou.
O novo presidente do TCU também defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para fortalecer o controle externo.
Benjamin Zymler ingressou no TCU por concurso público em 1992, no cargo de analista de finanças e controle externo. Em 1998, foi aprovado no concurso para ministro-substituto e desde 2001 é ministro do TCU. Zymler ocupará o cargo de presidente durante o ano de 2011, podendo ser reeleito para mais um ano.
Nascido no Rio de Janeiro, Zymler é formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). É também mestre em Direito pela UnB.
08/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Zymler toma posse como novo presidente do TCU em cerimônia com Lula e Dilma
TCU: Zymler toma posse com promessa de ênfase na auditoria de obras
Benjamin Zymler será novo ministro do TCU
Antônio Carlos Mathias Coltro toma posse como presidente do TRE-SP
Crivella toma posse como ministro da Pesca
Ruben Figueiró toma posse como senador