Zymler toma posse como novo presidente do TCU em cerimônia com Lula e Dilma



O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler e Augusto Nardes, tomaram posse nesta quarta-feira (8), em cerimônia com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita, Dilma Rousseff, além de governadores, parlamentares e integrantes do Judiciário. Zymler e Nardes foram eleitos no ultimo dia 1º para mandato de um ano, permitida uma reeleição pelo mesmo período. 

Durante a cerimônia, o ministro do TCU Valmir Campelo afirmou que o presidente Lula teve respeito pelo trabalho da instituição. “O senhor sempre valorizou as instituições de controle do País. Se críticas foram tecidas, são elas compreendidas por essa instituição. O que passa para a história de seu relacionamento com essa instituição é o respeito”, disse. 

Campelo também fez o discurso de boas-vindas ao novo presidente e destacou a carreira de Benjamin Zymler no TCU. Ele elogiou ainda o ministro Augusto Nardes, afirmando que o novo vice-presidente será o braço-direito e o apoio de Zymler. O procurador-geral Lucas Rocha Furtado destacou o apoio que o Ministério Público junto ao TCU vai ofertar ao novo presidente e reafirmou sua capacidade técnica. 

Já o novo presidente Zymler reforçou que o tribunal é parceiro da administração e afirmou a importância do diálogo entre as instituições para fortalecimento da democracia. “Nossos esforços se somam em prol do interesse público”, disse. 

Durante o discurso, Zymler também defendeu a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para fortalecer o controle externo. “Um órgão que, a meu ver, deve plasmar-se em modelo simples, enxuto, dinâmico e que permita não só enfrentar os desafios vinculados ao comportamento disciplinar dos membros das Cortes de Contas, mas, fundamentalmente, incrementar a eficiência e a efetividade do controle externo”. 

Ao entrar em exercício em janeiro, Zymler assumirá a vaga ocupada pelo ministro Ubiratan Aguiar nos últimos dois anos. 

Além de Lula e Dilma, compuseram a mesa de abertura do evento, dirigida pelo presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, o vice-presidente eleito e presidente da Câmara, Michel Temer, os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Distrito Federal, Rogério Rosso, além do presidente do Superior Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso. Políticos, autoridades dos Três Poderes, além de ministros e servidores do TCU também acompanharam o evento.

 

Fonte:
TCU
Agência Brasil

 

08/12/2010 20:13


Artigos Relacionados


Benjamin Zymler toma posse como presidente do TCU

Novo ministro do Esporte toma posse em cerimônia no Palácio do Planalto

TCU: Zymler toma posse com promessa de ênfase na auditoria de obras

Íntegra do discurso da presidente Dilma Rousseff na cerimônia de posse

Antônio Carlos Mathias Coltro toma posse como presidente do TRE-SP

Novo presidente da AEB toma posse segunda-feira