Teatro de marionetes ensina crianças as características de doenças endêmicas



Na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) o evento promove  diversas atividades voltadas para todas as faixas etárias. Em Brasília (DF), na tenda montada na Esplanada dos Ministérios, crianças de quatro a 12 anos podem assistir peças de teatros organizadas pela Divisão de Vigilância a Saúde da Secretária de Saúde do Distrito Federal (Dival/SES-DF). 

Durante toda semana, a Companhia de Teatro Educação em Saúde da SES-DF faz apresentações para a criançada sobre doenças endêmicas como dengue, febre amarela e hantavirose. “A dengue se combate no dia a dia e as dicas que a companhia dá podem trazer resultados a curto e longo prazo”, afirmou a professora do Instituto Fênix Raquel Santana. 

A pequena Camila Barros, 12 anos, já sabia como combater o mosquito transmissor Aedes Aegypt, mas não conhecia todos os sintomas da doença. “Sabia das dores nos corpo, mas não sabia que a dengue deixava a pessoa com dor atrás dos olhos. Agora vou ficar mais atenta”, disse. 


Combate a doenças e ensino científico 

A Companhia de Teatro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal também ensina os primeiros conceitos de biologia. Segundo a atriz Sandra Sobral, o teatro e as canções despertam a curiosidade das crianças. “Falamos um pouco do ciclo de reprodução dos animais que transmitem a doença. Pode parecer coisa simples, mas um deles pode se interessar e quem sabe ser um biólogo”, afirmou. 

No espetáculo teatral desta quarta-feira (20), Sandra interpretou uma menina de escola pública. "De uma maneira lúdica os meninos se interessam mais e aprendem o quanto é importante transmitir o conhecimento”, contou. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai até domingo (24). São cerca de 12 mil atividades cadastras que acontecem em 347 municípios. Para acompanhar a programação do evento clique aqui


Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

 



20/10/2010 19:35


Artigos Relacionados


Tebet reivindica combate imediato às doenças endêmicas

Casildo Maldaner faz alerta sobre crescimento das doenças endêmicas

QUINTANILHA ELOGIA FUNDAÇÃO POR COMBATE A DOENÇAS ENDÊMICAS NO TOCANTINS

Ademir elogia Serra, mas quer providências contra doenças endêmicas

Governo do Estado vai contratar 109 servidores para ampliar controle de doenças endêmicas

Educação: Projeto Teatro Mágico ensina e diverte jovens em férias no Litoral de São Paulo