Ademir elogia Serra, mas quer providências contra doenças endêmicas
- Não dá para entender que um governador em segundo mandato, médico e ligado ao governo federal e ao ministro da Saúde não consiga combater doenças já extintas nos países desenvolvidos. É incompreensível que Teresina, capital do Piauí, um estado mais pobre do que o nosso, seja o referencial da região em saúde pública. Muitas pessoas de Tucuruí, no sul do Pará, procuram atendimento médico em Teresina - relatou Ademir.
O senador paraense elogiou o ministro da Saúde, José Serra, pelo apoio à proibição da propaganda de cigarros, pela definição dos recursos constitucionais destinados á Saúde, pela ação em defesa dos remédios genéricos e por enfrentar os países ricos e fabricar os medicamentos contra Aids em caráter emergencial, mesmo sem patente. "Mas o ministro precisa dar mais atenção ao combate às doenças endêmicas, porque é inaceitável que o país tenha quase exterminado a febre aftosa no gado, mas permita que seres humanos ainda morram de doenças que já deviam estar eliminadas", ressalvou Ademir.
Em aparte, o senador Luís Otávio (sem partido-PA) explicou que a responsabilidade por doenças endêmicas no Pará é, em boa parte, municipal. Em outro aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que, também em seu estado, o Mato Grosso do Sul, a dengue e a febre amarela são ameaças.
19/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
QUINTANILHA ELOGIA FUNDAÇÃO POR COMBATE A DOENÇAS ENDÊMICAS NO TOCANTINS
Tebet reivindica combate imediato às doenças endêmicas
Teatro de marionetes ensina crianças as características de doenças endêmicas
Casildo Maldaner faz alerta sobre crescimento das doenças endêmicas
Governo do Estado vai contratar 109 servidores para ampliar controle de doenças endêmicas
Bezerra pede a José Serra providências contra aumentos ilegais de medicamentos