TEBET APLAUDE RECURSOS PARA PONTE SOBRE O RIO PARAGUAI



Mato Grosso do Sul está comemorando a chegada do progresso, afirmou hoje (dia 22) o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), ao agradecer, da tribuna, a aprovação pelo Senado de autorização para o estado contratar operação de crédito externo da ordem de US$ 13,4 milhões. Os recursos serão aplicados na construção da ponte sobre o rio Paraguai, no trecho Miranda-Corumbá da BR-262, que ligará Mato Grosso do Sul e o Brasil à Bolívia e ao Pacífico.

Após salientar que estava particularmente "com o coração em festa" e que "pobre tem o hábito de rir à toa", Ramez Tebet afirmou que "os recursos são poucos, mas serão suficientes para a construção da ponte que, além de interligar a cidade de Corumbá às demais regiões do país, irá permitir o acesso do Brasil, Paraguai e Bolívia ao Pacífico".

- Com essa obra do maior interesse para o meu estado e de transcendental importância para o Brasil, o bravo povo de Corumbá terá um sistema de transporte mais eficiente para se deslocar em todos os sentidos - disse Ramez Tebet, para quem a deliberação do Senado foi oportuna porque coincidiu com a decisão tomada pelo governo boliviano de construir a rodovia que ligará Puerto Suarez, na fronteira com o Brasil, a Santa Cruz de La Sierra.

Ramez Tebet destacou que o empréstimo, com o aval da União, será tomado junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata. O governo de Mato Grosso do Sul terá 20 anos de prazo para pagar a dívida, mas o senador está convencido de que a quitação ocorrerá no máximo em 12 anos, porque o estado saldará esse compromisso com o que arrecadar do pedágio a ser cobrado após a conclusão das obras.

Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-MA) disse que "o Senado cumpriu com o seu dever ao aprovar matéria que beneficia Mato Grosso do Sul, cujos interesses se confundem com os mais legítimos interesses do Brasil".

Já o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou estranhar que tão pouco dinheiro pudesse dar tantos resultados. "E também me orgulho por Mato Grosso do Sul, que tem e terá cada vez mais um papel muito importante para o futuro do Brasil", disse ele.

Retomando o pronunciamento, Ramez Tebet ressaltou que Pedro Simon também confia em Mato Grosso do Sul "porque conhece as potencialidades desse estado, que tem muito em comum com os gaúchos que tornaram Mato Grosso do Sul agricultável".

- Por tudo isso e muito mais é que, como homem que acredita no progresso do povo e no desenvolvimento do meu estado, também estou com o coração em festa - acrescentou Tebet, lembrando ainda as obras de construção do gasoduto Bolívia-Brasil, que cortará 722 quilômetros do território sul-mato-grossense.



22/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet registra construção de ponte sobre o Rio Paraguai

PATROCÍNIO APLAUDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA RECUPERAR PONTE

Projeto denomina "Ponte Nossa Senhora do Pantanal" travessia sobre o rio Paraguai

Departamento lança edital para construção de ponte entre Brasil e Paraguai

Ana Amélia comemora anúncio de Dilma sobre recursos para nova ponte no Rio Guaíba

Comissão aprova acordo para construção de nova ponte entre Brasil e Paraguai