Tebet defende ação contra protecionismo
O presidente do Senado, Ramez Tebet, disse nesta terça-feira (19), ao discursar na abertura da Cúpula Parlamentar de Integração Continental, que cabe ao Legislativo, como Poder representativo da população, o dever de acompanhar de perto as negociações sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), visando especialmente -combater os protecionismos que constituem obstáculo à prosperidade de todos-.
- O Parlamento, como caixa de ressonância da sociedade que representa, deve acompanhar de perto as negociações envolvidas na possível criação da Alca, para que as decisões firmadas sejam não só eficazes, mas também legítimas - afirmou.
Tebet referiu-se ao Mercosul - organização que reúne Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - como -exemplo eloqüente da afirmação dos valores democráticos sobre toda e qualquer espécie de veleidade autoritária-, e expressou preocupação com o protecionismo.
- Vemos, com preocupante freqüência, o estabelecimento de subsídios agrícolas, sobretaxas industriais e quotas que servem apenas para perpetuar os privilégios dos mais ricos. Se a Alca pretende ser o foro de defesa do livre comércio e do progresso de todos, teremos de enfrentar, sem vãos temores, o pernicioso protecionismo dos países ricos na agricultura - ressaltou.
Participaram da reunião, realizada no plenário da Câmara dos Deputados, o presidente da Câmara, Aécio Neves, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Láfer, promotores do evento; o presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Ferdinando Casini; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Sérgio Amaral; o presidente do Parlatino, deputado Ney Lopes; o representante comercial adjunto dos Estados Unidos, embaixador Peter Allgeier, e os deputados Marcos Cintra e Heráclito Fortes, da comissão organizadora do encontro.
BANDEIRA
Ainda na manhã desta terça-feira (19), o presidente do Senado participou da cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, em comemoração ao dia da Bandeira, que este ano foi realizada no Salão Negro do Congresso, e não em frente à rampa, por causa do mau tempo. O primeiro-secretário do Senado, Carlos Wilson, e os deputados Paulo Delgado e Paulo Rocha, também compareceram à solenidade.
19/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson pede ação na OMC contra protecionismo argentino
Brasil pretende reforçar ação contra protecionismo no comércio exterior
Leomar Quintanilha defende medidas contra protecionismo americano e europeu
Tebet defende mobilização social contra violência
Tebet defende Congresso e diz que governo não age contra a violência
Suassuna defende ação das elites contra a corrupção