Tebet defende mobilização social contra violência



O presidente do Senado, Ramez Tebet, defendeu nesta quarta-feira (27) a importância de se conseguir manter a sociedade inteira mobilizada para o combate à violência e à criminalidade, a despeito das preferências políticas. Tebet fez o apelo ao discursar no lançamento do Projeto de Segurança Pública, atendendo a convite do coordenador geral da iniciativa, Luiz Inácio Lula da Silva.

- É importante mobilizar a sociedade, acima de partidos políticos, credos e ideologias, para defender as famílias brasileiras. Vemos com preocupação o mundo tomado pela violência, países vizinhos e países mais adiantados. Nossa situação já é grave e não podemos adiar: temos que tomar medidas, cada um na sua competência, o Congresso fazendo leis, e o Executivo agindo para prender os bandidos que estão soltos nas ruas - afirmou.

Tebet garantiu que o projeto vai merecer exame detalhado da Comissão Mista de Segurança Pública do Congresso Nacional, representada no evento pelo seu presidente, senador Iris Rezende (PMDB-GO). A criação do Sistema Único de Segurança, com a integração das polícias, é uma das principais propostas do documento, que preconiza a mudança do espírito das políticas de segurança pública, da defesa do patrimônio para a defesa da cidadania, e sugere a criação da Escola Superior de Segurança Pública, a simplificação da hierarquização das polícias, a implantação de ouvidorias independentes e a separação do departamento de perícia das polícias.

Participaram também da solenidade, realizada no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o presidente daquela Casa, deputado Aécio Neves; o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF), ministro Fernando Tourinho Neto; o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira; a prefeita de São Paulo, Martha Suplicy, e os senadores Geraldo Cândido (PT-RJ) e Eduardo Suplicy (PT-SP).



27/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cecilia Hypolito defende mobilização contra a violência

Gilvam Borges defende mobilização nacional contra a violência

Tebet defende Congresso e diz que governo não age contra a violência

João Ribeiro pede mobilização do Congresso contra a violência

MAURO MIRANDA QUER MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTRA A VIOLÊNCIA

Paim pede mobilização nacional no dia de combate à violência contra idosos