TEBET DEFENDE TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA DÍVIDAS DOS ESTADOS



O plano de estabilização econômica do governo está comprometendo asituação financeira dos estados, que já estão praticamente à beira da ingovernabilidade por falta de condições para a rolagem de suas dívidas. O alerta foi feito hoje (dia 31) pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS),ao manifestar-sechocado pelas revelações feitas pelos secretários estaduais de Fazenda na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), sobre a situação.

O senador apoiou proposta apresentada pelo secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, no sentido de que os estados do Centro-Oeste, do Norte e Nordeste tenham tratamento diferenciado com relação a seus débitos com a União. A proposta, na prática, estabelece que seja reduzido o percentual a ser pago pelos estados.

- São muito graves as dificuldades enfrentadas pelos governadores, e o problema é um reflexo da política de juros do governo federal, que precisa adotar medidas urgentes e eficazes para evitar possíveis problemas cujasconsequênciassão imprevisíveis - disse Ramez Tebet.

Tebet está convencido de que o Congresso Nacional precisa mobilizar suas forças políticas na busca de medidas capazes de evitar que a crise econômica dos estados não se transforme num problema sem solução. "O projeto de resolução do Senado que trata da questão da rolagem da dívida dos estados já não corresponde às expectativas da atual política econômica", concluiu o senador sul-mato-grossense.



30/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


RAMEZ TEBET DEFENDE TRATAMENTO DIFERENCIADO

Renato Casagrande aceita distribuir 'royalties', mas com tratamento diferenciado para estados produtores

Siqueira quer tratamento diferenciado para Amazônia

QUINTANILHA PEDE TRATAMENTO DIFERENCIADO PARA A AGRICULTURA

Tratamento tributário diferenciado para as microempresas é aprovado

Antônio Russo defende novas regras para pagamento das dívidas dos estados