TEBET DESTACA DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS



Ao registrar hoje (dia 29) a passagem do Dia Nacional de Combate às Drogas, no último dia 26, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) elogiou o governo pela decisão de criar a Secretaria Nacional de Combate às Drogas, organismo que se dedicará a prevenir e reprimir o uso de entorpecentes no país, além de desenvolver programas de recuperação de viciados. "Ela precisa sair do papel imediatamente", opinou.

Tebet lembrou que o ministro da Justiça, Renan Calheiros, e o superintendente da Polícia Federal, Vicente Chelloti, estiveram em Campo Grande, no dia 26, para acompanhar a queima de nove toneladas de maconha, cocaína, crack e outros entorpecentes. Lamentavelmente, acrescentou, o lugar foi escolhido para o ato porque Mato Grosso do Sul "é um dos estados que mais padece desses males".

Para Tebet, o trabalho de combate às drogas só será eficiente se integrado a uma mobilização internacional contra o tráfico. O próprio caso do Mato Grosso do Sul ilustra essa necessidade, na opinião do senador. Ele lembrou que das 36 toneladas de drogas apreendidas pela Polícia Federal em 1997, nove o foram no estado, primeiro colocado no país em apreensões de drogas, disse. A razão para tal, a seu ver, está no fato de o estado estar localizado na fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

Em aparte, o senador Zanete Cardinal (PFL-MT) concordou com Tebet, ressaltando que os estados de fronteira são os mais atingidos pelo tráfico. Depois do Mato Grosso do Sul, o segundo lugar em apreensões de drogas no país coube ao Mato Grosso, lamentou.



29/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada na CE criação de Dia Nacional de Combate às Drogas

Wellington Dias destaca avanços de pesquisas para o combate às drogas

Comissão aprova instituição do Dia Nacional de Combate às Drogas

Onze estados já aderiram ao esforço nacional de combate ao uso de drogas

Criação do Dia Nacional de Combate às Drogas será analisada pela CE

Projeto cria Dia e Semana Nacional de Combate às Drogas e Entorpecentes