Tebet diz a Fernando Henrique que quer orçamento aprovado até dezembro
O presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), disse nesta segunda-feira (21) ao presidente Fernando Henrique Cardoso que o Congresso Nacional fará todo o esforço possível para que o Orçamento Geral da União de 2003 seja aprovado antes do fim deste ano legislativo. Tebet admite que será uma tarefa complexa, por causa da mudança de governo, mas acredita que um esforço concentrado e muita negociação permitirão aos parlamentares cumprir a tarefa dentro do prazo, ou seja, antes de 15 de dezembro.
Quanto à reforma do Judiciário, Tebet acredita que poderá avançar um pouco, mas não deverá ser aprovada este ano. O presidente do Senado defendeu também uma reforma política para o início do próximo governo, qualquer que seja o presidente.
- Acho que o momento oportuno para uma reforma política é sempre começo de governo, porque aí não se sofreria a influência de uma eleição próxima - disse o senador.
Tebet manifestou-se favorável ao financiamento público de campanhas eleitorais e ao voto distrital misto, em que metade dos deputados seriam eleitos pelo voto distrital e a outra metade pelo proporcional, com listas partidárias.
- Acredito que teremos que aprimorar o sistema eleitoral brasileiro, e a instituição do voto distrital daria maior representatividade aos eleitos, além da garantia de maior proximidade do parlamentar com seu eleitor - disse Tebet.
O presidente do Senado acredita que até o fim do ano também possa ser votado algum item pontual de uma reforma tributária.
- Haverá tempo para isso e, se for uma necessidade realmente premente, por causa da chamada anualidade, podemos votar. Mas é preciso que se defina qual é a reforma mínima que se quer fazer - disse o senador .
Ramez Tebet disse ainda ter ouvido do presidente da República que ele está muito satisfeito com o fato de que esta será a transição de poder mais tranqüila da História do Brasil. O presidente disse ainda, segundo Tebet, que todas as condições serão garantidas pelo atual governo para que o próximo assuma com pleno conhecimento do que acontece na administração pública.
O presidente do Senado também avaliou a votação obtida pelo Partido dos Trabalhadores, afirmando que o resultado do PT nas urnas se deveu a um anseio de mudanças por parte da população brasileira.
- E é interessante notar que nos estados em que o PT é governo, eles não tiveram uma vitória tão clara, ou podem ser derrotados, caso do Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul, por exemplo - observou Tebet.
21/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR QUER OPOSIÇÃO UNIDA CONTRA FERNANDO HENRIQUE
Orçamento de 2014 deve ser aprovado em 20 de dezembro
Orçamento será aprovado no prazo, diz Tebet
Tebet diz que Orçamento deve ser aprovado na próxima semana
Sarney quer aprovar Orçamento até dezembro
Vídeo | Henrique Alves quer enviar PEC do Orçamento Impositivo ao Senado na quinta