Tebet lamenta tumulto em sessão do Congresso



O presidente do Senado, Ramez Tebet, lamentou na manhã desta quarta-feira (dia 26) o tumulto verificado na sessão da terça-feira (dia 25) do Congresso Nacional, por ocasião da votação de alterações do Plano Plurianual (PPA), quando a oposição insurgiu-se contra o encaminhamento dado pela Mesa à questão e o presidente decidiu encerrar a sessão conjunta.

- Tudo ocorreu em função de interpretação regimental, mas interpretação regimental se resolve no diálogo, no debate, e eu estava ali disposto ao debate; quando vi que não dava para debater, vi que não tinha outra alternativa senão encerrar a sessão - explicou Tebet.

O senador observou que todos aqueles que se sentirem prejudicados pela votação de terça-feira "têm todo o direito de recorrer, seja à própria Casa, seja ao Judiciário; tudo é possível desde que seja pelo diálogo e dentro do entendimento". O presidente reafirmou que teve de encerrar a sessão porque "não havia clima", fato que lamentou muito: " espero que na próxima vez as coisas transcorram normalmente".

Ramez Tebet confessou que não esperava um episódio como esse em sua estréia como presidente do Congresso Nacional.

- Sinceramente eu não estava preparado para o que ocorreu ontem, até porque aquilo foge da normalidade, não é o normal do Parlamento, que, como o próprio nome está dizendo, é a casa do diálogo, do entendimento - concluiu.

26/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet suspende sessão do Congresso que votaria 31 medidas provisórias

Tumulto marcou sessão que decretou vacância do cargo de Jango em 64

Tebet instala sessão solene para convocação extraordinária do Congresso

Tebet elogia esforço dos parlamentares na sessão do Congresso que aprovou créditos suplementares

Tumulto na porta do Plenário antecede sessão destinada a votar perda de mandato de Renan

Sessão do Senado é encerrada e parlamentares aguardam início da sessão do Congresso