Tumulto na porta do Plenário antecede sessão destinada a votar perda de mandato de Renan



Um tumulto envolvendo deputados federais e agentes da Polícia do Senado, na porta do Plenário, foi registrado minutos antes de ter início sessão extraordinária do Senado destinada a votar projeto de resolução que decreta a perda do mandato do presidente da Casa, Renan Calheiros. Os deputados tentavam entrar em Plenário depois que lhes foi autorizada a presença na sessão pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), em pedido de liminar.

Inicialmente, agentes da Polícia do Senado fecharam a passagem dos deputados, que estavam no meio de grande número de repórteres e cinegrafistas. Tião Viana justificou a ação dos seguranças como necessária à organização da entrada. Na confusão, houve troca de socos e o próprio Tião Viana, que foi abrir caminho para os deputados, foi atingido pelo deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).

- Mas ele já me deu um beijo e pediu desculpas. Não era a mim que ele queria atingir - brincou o 1º vice-presidente, para quem o incidente é normal num momento de tensão como o vivido pelo Senado.

Já o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) disse que os deputados provocaram os seguranças do Senado.

- Eles agrediram pessoas e foram revidados; não adianta tentar dizer que os agressores foram os seguranças, não. Peguem a imagem, vejam a imagem e façam justiça; se foram os seguranças que agrediram os deputados, serão punidos - declarou Papaléo Paes.

O senador José Agripino (DEM-RN) manifestou solidariedade aos deputados que entraram em conflito com agentes da Polícia do Senado ao entrarem no Plenário. Já o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou que o incidente deve ser apurado. Por sua vez, o senador Jayme Campos (DEM-MT) fez a defesa dos seguranças. Segundo ele, se as equipes agiram no sentido de barrar a entrada dos deputados, deviam estar cumprindo orientação da Mesa da Casa e, portanto, não poderiam ser punidas.



12/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado está reunido em sessão secreta para votar projeto que decreta perda do mandato de Renan

Sessão que analisará perda de mandato de Renan será secreta

Sessão de votação do projeto de perda do mandato de Renan tem rito definido no Regimento

Plenário rejeita projeto que decretava a perda de mandato de Renan Calheiros

Plenário vota na quarta projeto que recomenda perda de mandato de Renan

Deputados pedirão ao STF sessão aberta para votação de projeto da perda de mandato de Renan