Tebet lança programa da TV Senado para os municípios



O presidente do Senado, Ramez Tebet, disse nesta quarta-feira (21), na solenidade de lançamento do Canal do Município, série de programas da TV Senado em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro, que a iniciativa ajudará o Senado a cumprir com o dever de lutar pelo pleno exercício do direito de cidadania no país.

- Trata-se de uma grande oportunidade de integração, altamente valiosa, do Senado com os municípios. Qualquer solução de resgate da dívida social do país passa pela modernização dos municípios - disse.

O senador ressaltou o papel desempenhado pela TV Senado na divulgação das atividades da Casa, permitindo que a sociedade entenda melhor o funcionamento do Legislativo, e as atividades em que os senadores se empenham "na luta pela melhoria da legislação brasileira, buscando atualizar as leis para melhor servir ao povo". Ele destacou, também, a oportunidade de o Senado atuar de forma mais direta prestando serviços de utilidade e orientação, como é o caso do Canal do Município, ressaltando que os senadores vão se revezar nos programas, ficando à disposição do público para dirimir dúvidas.

Tebet aproveitou para agradecer ao senador José Sarney (PMDB-AP), que estava presente, responsável pela criação da atual estrutura de comunicação social da Casa - TV, Rádio, Agência e Jornal do Senado - durante sua gestão na presidência da Mesa.

- Esse serviço de Comunicação Social, presidente Sarney, devemos ao senhor, e temos que lhe agradecer por esse instrumento que permite ao Senado, cada vez mais, contribuir para a extensão do exercício da cidadania a segmentos cada vez maiores da população brasileira - disse.

A solenidade foi encerrada com a apresentação de um compacto da série. No primeiro programa, Município Legal, as prefeituras serão orientadas na busca de recursos federais sem depender da intermediação de lobistas, dos quais muitos administradores são vítimas. O programa vai detalhar para os administradores municipais o Manual de Obtenção de Recursos junto ao Governo Federal, sem Intermediários, obra editada pelo ILB e com tiragem esgotada. No programa, especialistas no assunto explicam como obter recursos federais que, freqüentemente, o prefeito nem sabe que podem ser pleiteados pelo município.

Em fevereiro, entra no ar o segundo programa da série, dirigido à formação de cidadania. Será um programa de educação à distância, com aula sobre orçamento, processo legislativo e Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse curso será monitorado e avaliado pelo ILB, que fornecerá certificado.

O terceiro programa trará debates entre senadores, prefeitos e técnicos do governo sobre Lei de Responsabilidade Fiscal e administrações municipais que têm dado certo. Com o Canal do Município, os 5 mil prefeitos brasileiros terão acesso a informações valiosas para suas administrações, tudo difundido de forma simples e fácil de entender.

Participaram da solenidade os senadores Maguito Vilela (PMDB-GO), Iris Rezende (PMDB-GO), Gerson Camata (PMDB-ES), Mauro Miranda (PMDB-GO), Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), Pedro Simon (PMDB-RS), João Alberto Souza (PMDB-MA), Sérgio Machado (PMDB-CE), Valmir Amaral (PMDB-DF), Fernando Matusalem (PPB-RO), Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Alberto Silva (PMDB-PI).

21/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Funarte lança programa que vai beneficiar 504 municípios da região do Rio São Francisco

Senado lança programa para promover igualdade de raça e gênero

TV Senado lança programa-piloto para rede de televisão do Legislativo

Senado lança Programa de Gestão por Resultados

Senado lança Programa de Atenção à Psoríase

Senado lança programa de informação eletrônica