Tebet lutava contra o câncer desde 1982



O senador Ramez Tebet, que faleceu no fim da noite desta sexta-feira (17), lutava contra o câncer desde 1982. Ele entrou em coma na madrugada de sexta, quando começou a ter dificuldades respiratórias. Há uma semana, Tebet havia deixado o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde havia sido internado com uma infecção respiratória, para ficar em sua casa, na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Sua filha Simone disse, na ocasião, que o organismo do senador sofrera reação a uma nova droga utilizada nas sessões de quimioterapia.

Ele havia sido internado na expectativa de que o sistema imunológico se recuperasse, o que não ocorreu. No último dia 7 de novembro, Tebet completou 70 anos. Ele lutou arduamente para combater a doença, iniciada em 1982, quando teve diagnosticado um câncer no fígado.

Chegou ao Senado em 1994 e, em 2000, destacou-se como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou o Poder Judiciário e cassou o mandato do então senador Luiz Estevão.

De 2001 a 2003, Tebet ocupou a presidência da Casa, durante a crise política que resultou na renúncia dos senadores Antonio Carlos Magalhães, Jader Barbalho e José Roberto Arruda.

Logo depois de deixar a presidência do Senado, o câncer apresentou recidiva, o que o levou a uma cirurgia para a retirada de um rim. No ano passado, Tebet foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Albert Einstein, apresentando uma crise pulmonar aguda. Mal saiu da crise, voltou ao Senado, ocupando seu posto como integrante das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE).



18/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Alencar lutava contra o câncer desde 1997

Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama

Copa de 1982 (Espanha) - Campeão: Itália

1982, o Mundial que nunca terminou para Falcão

Pavan: acidente matou vereador que lutava pela duplicação da BR-101

BNDES contra o câncer