Técnicos do Bolsa Família recebem capacitação para acompanhar o programa



Técnicos do Programa Bolsa Família e da assistência social de 62 municípios do Rio de Janeiro participaram, nesta quarta-feira (3), de capacitação sobre o sistema de condicionalidades (Sicon), que permite aos gestores municipais acompanhar o cumprimento das contrapartidas dos beneficiários. Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a ferramenta abriga, por exemplo, histórico sobre a presença escolar de cada aluno atendido pelo programa de transferência de renda.

O objetivo do encontro, ocorrido na capital fluminense, foi mostrar aos gestores a utilização do sistema, especialmente o modo de acompanhamento familiar para beneficiários que não estejam cumprindo as contrapartidas nas áreas de educação e saúde. “A intenção é incentivar o uso do Sicon e mostrar que o acompanhamento familiar pode assegurar o benefício das famílias que estão em descumprimento das contrapartidas”, afirma a coordenadora de Apoio à Integração de Ações do MDS, Anna Cláudia Pontes.

Dos 92 municípios fluminenses, 26 incluíram em acompanhamento familiar cerca de 1,2 mil famílias. Em todo o estado, filhos na faixa etária dos 6 aos 15 anos de 28.126 famílias tiveram dificuldades para cumprir os 85% de frequência à escola no bimestre de abril e maio.

São esses beneficiários que precisam receber acompanhamento das áreas de assistência social, em parceria com a gestão municipal do Bolsa Família, e de educação, para evitar a perda do benefício. As constantes ausências à escola levaram ao cancelamento de 1.294 benefícios no Rio de Janeiro, em julho.

A capacitação sobre o Sicon foi solicitada ao MDS pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado. 

A manutenção do benefício do Bolsa Família vincula-se a índices de frequência de 85% das aulas para alunos com idades entre 6 e 15 anos e de 75% para adolescentes de 16 e 17 anos. Além disso, existe a exigência do cumprimento das condicionalidades de saúde: crianças de até 7 anos precisam ser pesadas, medidas e vacinadas a cada semestre, e as mulheres devem fazer pré-natal.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



05/08/2011 14:29


Artigos Relacionados


Ideli anuncia acordo para capacitação de beneficiários do Bolsa-Família

Aprovado retorno do nome do Programa Bolsa Família para Bolsa Escola

Ideli registra acordo para capacitação profissional dos beneficiários do Bolsa-Família

Gestores e técnicos de prefeituras recebem capacitação em gestão de convênios

Técnicos de saúde indígena recebem capacitação em vigilância do óbito infantil

Osmar Dias sugere capacitação de jovens como porta de saída para Bolsa Família