Temporão apresentará, dia 12, medidas para conter gripe suína



O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deverá comparecer à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no próximo dia 12, às 11h, para prestar esclarecimentos sobre as medidas adotadas pelo governo para prevenir a gripe suína no país. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), em reunião nesta quinta-feira (30).

VEJA MAIS

- Assim se amplia mais a discussão, com a presença do ministro. Os produtores de carne suína dizem que a gripe está praticamente fechando a atividade, mesmo não sendo a carne de porco a responsável pela disseminação da doença - comentou Paim.

O senador relatou ter recebido informação, ainda não confirmada, de que apenas 2% dos recursos destinados pelo governo para enfrentar o problema seriam destinados à prevenção da doença, enquanto 98% seriam utilizados para o tratamento de suas consequências.

O senador Flávio Arns (PT-PR) pediu a Paim que antecipe ao ministro indagações justamente sobre os valores que o governo pretende disponibilizar para o combate à pandemia. Medidas que estão sendo tomadas para atacar o problema e o entrosamento entre as instituições envolvidas também deverão integrar os questionamentos que os senadores farão ao ministro, disse o parlamentar.

Audiências públicas

Durante a reunião desta quinta-feira, a CAS aprovou cinco requerimentos propondo realização de audiências públicas. Preocupado com do processo de judicialização a que vem sendo submetido o fornecimento de próteses e órteses a pacientes de baixa renda, Flávio Arns solicitou audiência pública para discutir o assunto.

- A pessoa que precisa fazer uma cirurgia para colocar uma prótese está tendo que recorrer à Justiça - disse o parlamentar, se referindo a problemas com a qualidade do equipamento fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) .

Segundo Flávio Arns, o médico costuma alertar o paciente de que a prótese não é de boa qualidade. O senador considera necessário a fiscalização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde sobre esses equipamentos fornecidos e que sejam estabelecidas "regras simples e claras" que permitam ao paciente sentir-se seguro sobre seu uso.

Entre os convidados para discutir o assunto está Fausto Pereira dos Santos, da Agência Nacional de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde; Dirceu Raposo de Mello, presidente da Aanvisa; Edson de Oliveira Andrade, presidente do Conselho Federal de Medicina; e Arlindo de Almeida, da Associação Brasileira de Medicina de Grupo.

Outro requerimento aprovado na CAS determina a realização audiência pública para debater boas práticas farmacêuticas em farmácias e drogarias. A profissão de teólogo, cuja regulamentação consta do PLS 114/05, também será objeto de debate na comissão, com representantes da categoria.

Em conjunto com a Subcomissão de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, que funciona no âmbito da CAS, foi acolhida a realização de debate para instruir os projetos de lei que tratam da regulamentação da profissão de comerciário - PLS 115/07 e PLS 152, respectivamente de autoria dos senadores Paulo Paim e Pedro Simon (PMDB-RS). Questões referentes à epilepsia também serão discutidas, em outra audiência conjunta entre a CAS e a subcomissão.

Cristina Vidigal / Agência Senado



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Medidas contra gripe suína serão apresentadas por Temporão

Temporão fala na CAS sobre gripe suína

Para conter avanço da gripe suína, Senado suspende visitação guiada

Presidente da Anvisa diz que não haverá relaxamento das medidas de combate à gripe suína

Em resposta a Flávio Arns, Sarney anuncia medidas de combate à gripe suína no Senado

"Não durmo há duas semanas para vigiar combate da gripe", diz Temporão