Teotônio diz que contingenciamento provoca angústia e incerteza em Alagoas
O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) pediu em discurso, nesta quinta-feira (5), que o governo federal tire do contingenciamento orçamentário verbas destinadas ao estado de Alagoas, entre elas R$ 13 milhões para o chamado -Canal do Sertão-, que levará água do Rio São Francisco para 27 municípios pobres do estado.
Ele observou que o quadro social em Alagoas mudou profundamente no governo passado, com obras de esgoto sanitário e abastecimento de água que reduziram à metade os índices de mortalidade infantil. Foram aplicados R$ 500 milhões em obras de infra-estrutura, além de executados programas de complementação de renda, bolsa-escola, bolsa-renda, saúde da família e bolsa-alimentação.
- Com os contingenciamentos do orçamento, Alagoas agora vive a angústia da incerteza. Parou por completo o projeto de revitalização do Rio São Francisco, o Canal do Sertão, a ampliação do aeroporto de Maceió e os projetos de esgotamento sanitário dos municípios que margeiam os rios Mundaú e Paraíba - lamentou o senador.
Teotônio Vilela reclamou que as obras de ampliação do aeroporto da capital são fundamentais para o turismo de Alagoas, atividade que tem garantido emprego, renda e desenvolvimento de Maceió nos últimos anos. -Que futuro terá o turismo de Alagoas se não tivermos um aeroporto minimamente equipado?-
- Alagoas pede ao governo Lula o que o presidente Lula foi pedir aos países ricos do G-8: sensibilidade para o combate à fome e à miséria. Só assim o presidente poderá comparecer às próximas reuniões do G-8 com autoridade moral inabalada para fazer cobranças dos países ricos - acrescentou.
Em aparte, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) apoiou Teotônio Vilela Filho e disse que o contingenciamento das verbas do orçamento da União -é uma coisa que precisa ser repensada-.
05/06/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Indefinição sobre reajuste salarial provoca angústia nos policiais, diz Tuma
Teotônio diz que obras em Alagoas estão paralisadas
Teotônio pede ao governo que socorra os sertanejos de Alagoas
Teotonio informa que bolsa-escola atenderá 311 mil crianças em Alagoas
Teotônio diz que Alagoas tem pressa em receber recursos contra a seca
TEOTÔNIO LEMBRA A LUTA DO MENESTREL DAS ALAGOAS PELA ANISTIA