Indefinição sobre reajuste salarial provoca angústia nos policiais, diz Tuma



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) afirmou nesta terça-feira (27) que as corporações policiais vivem atualmente uma "situação de angústia", em decorrência da indefinição, por parte do governo, em relação à concessão do reajuste salarial reivindicado pelos profissionais da área de segurança pública.

- Desde novembro do ano passado há um acordo para a reestruturação das polícias e para o aumento, mas a decisão do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] alonga o drama - disse Tuma, ao se referir a interpretação recente do tribunal, segundo a qual a legislação veta a concessão de aumentos salariais aos servidores públicos nos 180 dias que antecedem as eleições.

Tuma também citou relatório recente das Organizações das Nações Unidas (ONU) que aponta para o aumento do uso de drogas em diversas regiões do mundo. De acordo com o senador por São Paulo, a falta de recursos para as corporações policiais prejudica o trabalho de combate ao tráfico de drogas, sobretudo na região amazônica.

- A nossa fronteira é grande e há incapacidade financeira das polícias para bancar operações na área - ressaltou o senador.

Em observação que antecedeu o discurso de Tuma, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse acreditar que as distorções salariais dos profissionais da área de segurança pública serão corrigidas em breve, conforme lhe adiantaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil.



27/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto do governo antecipa reajuste salarial para policiais

Teotônio diz que contingenciamento provoca angústia e incerteza em Alagoas

Sarney recebe apelo por reajuste salarial de policiais militares dos antigos territórios

Ana Amélia critica MP 568/12: ‘texto é equivocado e provoca redução salarial’

Senado vota MPs sobre reajuste salarial no setor público e mudança no sistema de transação com real

Senado vota MPs sobre reajuste salarial das carreiras de Estado e mudança no sistema de transação com real