Teotônio reclama providências para combater a "esterilidade" do São Francisco em Alagoas



O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) afirmou que os alagoanos não são contrários ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, mas reivindicam projetos específicos para combater a -esterilidade- do rio resultante das usinas construídas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

- Antes dessas hidrelétricas, as cheias do rio inundavam as lagoas, os peixes proliferavam, havia produção de arroz nos baixios fertilizados. Agora o rio está limpinho, parece uma piscina, mas isso representou uma catástrofe para todas essas atividades - observou.

Em resposta ao senador, o vice-presidente da República José Alencar lembrou que os problemas que Alagoas está enfrentando nada têm a ver com o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco.

Ele reconheceu, porém, que as conseqüências negativas das hidrelétricas representam um subproduto típico das agressões à natureza promovidas por obras de engenharia de grande porte.

- Estamos tomando muito cuidado para evitar esse tipo de problema - garantiu.Alencar disse ainda que o projeto inclui ações em favor de Alagoas, dinamizando projetos já existentes no estado que estão parados por falta de verbas.



04/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ELÓI PORTELA RECLAMA PROVIDÊNCIAS PARA COMBATE À SECA

Teotônio diz que obras em Alagoas estão paralisadas

Teotônio pede ao governo que socorra os sertanejos de Alagoas

Teotônio diz que contingenciamento provoca angústia e incerteza em Alagoas

Teotonio informa que bolsa-escola atenderá 311 mil crianças em Alagoas

Teotônio diz que Alagoas tem pressa em receber recursos contra a seca