Teotônio vê descaso do governo com a cultura



O senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) lamentou o baixo nível de investimento do governo federal na cultura. Em favor de seu argumento, ele citou frase atribuída ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, segundo a qual o Poder Executivo estaria "se omitindo" de seu papel de investir no setor.

Publicada no jornal Folha de S. Paulo, a observação de Gil foi feita durante reunião com integrantes da Comissão de Educação, quando solicitou aos senadores a inclusão no orçamento da União para 2005 de R$ 180 milhões a mais para a sua pasta. A comissão tem o direito de apresentar cinco emendas à proposta orçamentária, e o presidente do colegiado, senador Osmar Dias (PDT-PR), disse que uma delas será destinada à cultura.

- A matéria mostra o descaso do atual governo com a cultura no país - afirmou Teotônio, que pediu a transcrição da reportagem do jornal paulista nos Anais do Senado.

Ainda segundo a Folha de S. Paulo, foram reservados R$ 400 milhões ao Ministério da Cultura na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2005, o que corresponde a menos de 0,3% do total dos recursos disponíveis pelo governo para o próximo ano. O investimento mínimo para o setor, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), seria de 1% dos recursos públicos.

Teotônio citou ainda a publicação pelo O Jornal, de Maceió (AL), de artigo de sua autoria a respeito de pronunciamento feito na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, Lula insistiu, na abertura da Assembléia-Geral da ONU, na criação de um fundo mundial para combate à fome, mas os Estados Unidos se posicionaram contrariamente à idéia. "Provavelmente por terem conhecimento do grande fiasco em que se transformou o Fome Zero brasileiro", observou.



26/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Teotônio diz que governo petista é incoerente

Teotônio Vilela Filho critica governo Lula

Teotônio pede ao governo que socorra os sertanejos de Alagoas

Renan e Teotônio recebem medalha do governo mineiro

Cegonheiros denunciam descaso do governo

Depoimentos reclamam do descaso do governo