Terceira representação contra Renan continua sem relator



O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), disse que ainda não conseguiu chegar a um nome para relatar a representação movida pelo PSDB e o DEM contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por suposta utilização de "laranjas" na compra um jornal e duas emissoras de rádio em Alagoas. Dois senadores foram convidados para relatar esse que é o terceiro processo contra Renan mas ainda não responderam.

A quarta representação, movida pelo PSOL, e que tem como objeto um suposto esquema para arrecadação de fundos em ministérios controlados pelo PMDB, será relatada pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE). Como co-relator da primeira representação, o parlamentar sergipano pediu o arquivamento do processo, apresentando voto em separado contrário ao entendimento dos dois outros relatores, os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), que pediram a cassação do presidente do Senado. Esta representação, também movida pelo PSOL, que tratava de pagamentos feitos por Renan à jornalista Mônica Veloso, foi arquivada por decisão do Plenário tomada em 12 de setembro.

Há uma outra representação em andamento, a segunda, ainda da lavra do PSOL, que trata de suposto tráfico de influência exercido por Renan a favor da cervejaria Schincariol com o objetivo de livrá-la de dívidas tributárias e previdenciárias. Esse processo está sendo relatado pelo senador João Pedro (PT-AM).



04/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha pode divulgar nome de relator da terceira representação contra Renan ainda nesta terça

Jefferson Péres vai relatar terceira representação contra Renan

Processo contra Renan continua sem relator

Mesa decide enviar ao Conselho de Ética terceira representação contra Renan

João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan

Agripino: escolha do relator de representação contra Renan tem de ser feita hoje