Terra Legal apresenta avanços da regularização fundiária



Os avanços da regularização fundiária desenvolvidos pelo programa Terra Legal, executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foram apresentados, nesta quinta-feira (17), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. Durante a audiência, Sérgio Lopes, secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal/MDA) destacou a importância da regularização fundiária para o desenvolvimento sustentável da região.

"O principal papel do Terra Legal é dar destino as terras federais nos nove estados da Amazônia Legal, ampliando a gestão das terras na região. Atuamos na titulação de agricultores, sem esquecer que destinar as terras federais na região é fundamental para o desenvolvimento do município", afirmou Lopes ao salientar que o papel do Terra Legal vai além da entrega de títulos, avançando na gestão da malha fundiária amazônica.

O secretário explicou aos senadores as ações desenvolvidas para ampliar a presença do estado e a gestão de terra na região. Ele ainda realçou que recentemente o Terra Legal criou uma Câmara Técnica que tem atuando na análise da destinação de glebas tanto para a preservação quanto para o desenvolvimento regional. "A Câmara Técnica já começou a demonstrar resultados, com a destinação de mais de 900 mil hectares para a preservação ambiental no estado do Amazonas. Provamos que é possível agilizar este processo", avaliou.

Outro ponto abordado por Sérgio Lopes durante a audiência é a necessidade de cooperação entre o Governo Federal, estados, municípios e sociedade civil para efetividade do processo de regularização fundiária na Amazônia Legal. "É importante lembrar que somente com forte parceria entre todos os níveis de governo e com os movimentos sociais vamos conseguir ampliar o acesso dos agricultores aos títulos de suas propriedades", afirmou ao salientar que o titulo de terra funciona como uma porta de entrada para um conjunto de políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar.

Programa Terra Legal Amazônia
Criado em 2009 e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Programa Terra Legal Amazônia tem como meta resolver os problemas de regularização fundiária Amazônia Legal. Seu objetivo é a regulamentação de terrenos ocupados por posseiros em terras públicas federais chamadas de "não destinadas". Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas.

Produtores de agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do Programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade de agricultores familiares.

Ao receber o título de posse do terreno, o dono se compromete a cumprir os requisitos legais como a manutenção da área de preservação permanente ou a reflorestar a área desmatada.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



18/10/2013 16:27


Artigos Relacionados


Terra Legal vai acelerar regularização fundiária em 12 municípios do Maranhão

CRA discute regularização fundiária na Amazônia Legal

Simplificação de processos facilita regularização fundiária na Amazônia Legal

Augusto Botelho comemora regularização fundiária da Amazônia Legal

Ministros assinam portaria que vai agilizar regularização fundiária na Amazônia Legal

Núcleos urbanos de município do Pará recebem regularização do Terra Legal