Terra Legal entrega 131 títulos para agricultores do AP



 

Os primeiros títulos definitivos de propriedade para 131 agricultores familiares do Amapá foram entregues nesta quinta-feira (31) por meio do Programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Entre os beneficiados estão o casal de produtores rurais Elisabete Jesus Santos e Gregório de Souza Silva. "Agora nossa vida vai mudar. Quando a gente quiser vai conseguir acessar o crédito para melhorar nosso sistema produtivo, é uma grande emoção", afirmou Gregório ao receber o documento que garante a posse de sua propriedade, Retiro Açaí - de 39 hectares - no município de Pedra Branca.

Para o secretário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal do MDA, Sérgio Lopes, cada entrega de títulos é marcada pela certeza de que o trabalho desenvolvimento pelo Terra Legal é fundamental para assegurar o desenvolvimento sustentável da região. "Sempre que entregamos títulos e podemos olhar para os agricultores que o MDA beneficia com esta importante política pública, tenho a certeza que o desenvolvimento sustentável da Amazônia passa pela garantia da segurança jurídica que o titulo tem", assinalou ao lembrar que com o documento em mãos os agricultores têm condições de acessar outras políticas públicas do ministério.

O governador do estado, Camilo Capiberibe, atentou que cada título é um documento feito com o trabalho de muitas mãos. Ele frisou ainda que a parceria com o Governo Federal tem sido fundamental para o avanço da titulação no Amapá. "Este títulos, impressos em papel moeda, são mais valiosos que dinheiro. A iniciativa representa o compromisso do governo do estado e do Governo Federal em assegurar respeito a quem produz no campo," avaliou o governador.

Como explica o coordenador do Terra Legal no Amapá, Luis Henrique, os títulos que foram entregues são fruto do trabalho conjunto realizado pelo MDA e o governo do estado. "Como existe um processo de repasse das terras federais para o estado do Amapá nossa atuação depende de uma parceria entre o Terra Legal e o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá", destacou ao salientar que este processo de destinação das terras federais no estado ainda está em curso e estes são apenas os primeiros títulos entregues pelo Programa.

Convênio com o estado

O MDA tem investido no fortalecimento das ações de regularização fundiária no Amapá por meio de um convênio entre o Terra Legal e o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), com o repasse de mais de R$ 7 milhões. Com este recurso o Imap vai realizar o georreferenciamento (medição) de 2,5 mil propriedades rurais em 29 glebas – 15 federais e 14 estaduais.

Programa Terra Legal Amazônia

Criado em 2009, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Programa Terra Legal Amazônia tem como objetivo regularizar áreas e imóveis localizados em terras públicas federais não destinadas na Amazônia Legal. Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas.

Produtores da agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade dos agricultores familiares. Ao receber o título de propriedade do terreno, o dono se compromete a cumprir os requisitos legais, como a manutenção da área de preservação permanente ou a reflorestar a área desmatada.

Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



01/11/2013 16:07


Artigos Relacionados


Terra Legal entrega títulos para agricultores familiares em Nova Ipixuna (PA)

Terra Legal entrega de títulos de terra no Pará

Terra Legal concede mais de 2,4 mil títulos rurais para agricultores em três meses

Terra Legal entrega 40 títulos de terra em Rondônia

Programa Terra Legal entrega títulos rurais no Acre

Terra Legal entregou mais de 5 mil títulos na Amazônia Legal