Terra Legal entrega mais sete núcleos urbanos no Maranhão
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Programa Terra Legal, vai oficializar a doação de sete núcleos urbanos a dois municípios do oeste maranhense nos dias 25 e 26 de fevereiro. A ação vai beneficiar mais de 7,2 mil pessoas, em aproximadamente 148 hectares.
No sábado (25), a prefeitura de Amarante do Maranhão receberá a doação dos terrenos onde estão localizados os bairros Grotão, Mundo Novo e Pindarezinho. No domingo (26), será a vez do município de Buritirana receber quatro núcleos, que englobam as áreas entre os bairros de Tanque I e Tanque II.
O coordenador do Terra Legal no Maranhão, Jowberth Alves, relata a atual situação da regularização fundiária urbana no estado. “Temos mais de 180 núcleos urbanos para regularizar no estado e este ano vamos entregar 30 áreas para as prefeituras”, afirma.
Buritirana e Amarante do Maranhão estão localizados na região Tocantina, que é formada por 24 municípios e é uma das mais ricas do estado, com um forte desenvolvimento agropecuário e produção de grãos muito significativa. O coordenador do Terra Legal salienta a validade da regularização fundiária para o desenvolvimento regional. “Com a regularização fundiária, há a possibilidade desse crescimento ser contínuo”, esclarece.
José Mundico, prefeito de Buritirana, acredita nas melhorias geradas pela regularização fundiária urbana: “Esta doação é uma resposta a uma cobrança antiga dos moradores e agora poderemos investir na região e levar infraestrutura e cidadania às famílias”.
O município de Amarante do Maranhão fez parte do Mutirão Arco Verde Terra Legal, uma grande ação interministerial iniciada em 2009 a fim de promover a preservação da Amazônia. O mutirão atendeu 43 municípios considerados prioritários para a prevenção e o controle do desmatamento, combinando acesso a direitos e cidadania, ações de regularização fundiária e combate à grilagem de terras na região.
Estradas vicinais
No evento, também será assinado um convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a prefeitura de Amarante do Maranhão para a construção de estradas que liguem assentamentos ao meio urbano. “À medida que o Terra Legal titular essas áreas, o Incra vai construir 70 km de estradas que beneficiarão as áreas regularizadas e oito assentamentos”, completa Rodrigues.
Regularização Fundiária Urbana no Maranhão
Em 2010, o Terra legal doou três sedes urbanas para os municípios de Governador Edson Lobão, Vila Nova dos Martírios e São Francisco do Brejão, beneficiando diretamente quase 14 mil pessoas em aproximadamente 232 hectares. “A regularização possibilita o desenvolvimento urbano e concede autonomia às prefeituras. Agora eles vão poder criar e realizar projetos que beneficiem os moradores”, completa Alves.
Programa Terra Legal Amazônia
Criado em 2009 e coordenado pelo MDA, o Programa Terra Legal Amazônia tem como meta resolver os problemas de regularização fundiária na Amazônia Legal. Seu objetivo é a regulamentação de terrenos ocupados por posseiros em terras públicas federais chamadas de não destinadas. Incluem-se nessa classificação aquelas que não sejam consideradas reservas indígenas, unidades de conservação, áreas de fronteira, Marinha, locais reservados à administração militar e florestas públicas.
Produtores de agricultura familiar e comunidades locais têm prioridade no atendimento do Terra Legal. Os benefícios do programa são diversos, com destaque para a redução do desmatamento e o aumento da produtividade de agricultores familiares. Ao receber o título de posse do terreno, o dono se compromete a reflorestar a área desmatada ou reduzir o corte. O programa dispõe ainda de uma série de medidas para evitar a regularização de áreas griladas.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
24/02/2012 21:06
Artigos Relacionados
Programa Terra Legal entrega cinco núcleos urbanos no Pará
Núcleos urbanos de município do Pará recebem regularização do Terra Legal
Terra Legal doa três núcleos urbanos para prefeituras do Mato Grosso
Terra Legal entrega de títulos de terra no Pará
Terra Legal entrega 40 títulos de terra em Rondônia
Terra Legal vai acelerar regularização fundiária em 12 municípios do Maranhão