Terras indígenas ganham reforço contra a febre aftosa



Técnicos irão até as comunidades indígenas de Roraima para vacinar o rebanho e orientar os vaqueiros com relação a febre aftosa e outras doenças

 

Por meio do Programa de Vacinação Contra a Febre Aftosa, uma equipe de profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) está percorrendo comunidades localizadas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para vacinar todos os bovinos contra febre aftosa.

Com a meta de vacinar todos os 49 mil gados do rebanho na área da Raposa Serra do Sol, a equipe vai visitar outras comunidade indígenas nos municípios de Pacaraíma e Uiramutã até o dia 20 de dezembro. Este é o terceiro ano da parceria, em que cada instituição ajuda com logística, pessoal e doses de vacinas.

De acordo com o técnico do Mapa e coordenador da vacinação na Terra Indígena, Francisco Sales, essa iniciativa é estratégica para que a região se torne oficialmente livre de febre aftosa. Além do mais, a área indígena Raposa Serra do Sol faz fronteira com a Guiana e a Venezuela, áreas consideradas com incidência da doença. Além da imunização, a equipe também orienta os vaqueiros e demais membros da comunidade sobre outras doenças de bovinos e a maneira correta de tratamento.