Teste reprova 52% dos alisantes de cabelo vendidos em SP



Produtos apresentavam concentração de ativos acima do permitido

Mais da metade dos alisantes capilares disponíveis no comércio ou usados em salões de beleza de São Paulo contêm excesso de substâncias que põem em risco a saúde dos consumidores, podendo causar queimaduras, queda de cabelo, ferimentos nas vias respiratórias e até câncer. É o que revela balanço inédito da Secretaria de Estado da Saúde a partir de análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, órgão da pasta.

Foram avaliadas 38 amostras de alisantes coletados na cidade de São Paulo entre 2003 e 2007 e encaminhadas pela vigilância sanitária, Procon e Instituto de Criminalística. Desse total, 20 (52,63%) estavam em desacordo com a legislação em relação ao teor de princípio ativo.

O estudo apontou, ainda, que 21% dos alisantes continham altos teores de formol, substância irritante e de potencial cancerígeno. O uso de formoaldeído em formulações cosméticas só é permitido como conservante e em concentração máxima de 0,2% por 100 gramas.

Os alisantes irregulares apresentavam concentrações entre 2,01% e 10,98%, podendo causar irritações, queimaduras na pele e danos irreversíveis nos olhos e nos cabelos. Das amostras analisadas pelo Adolfo Lutz, 26,3% também continham  teores de hidróxido de sódio acima do limite permitido, que é de 4,5%.

Os níveis encontrados nos produtos irregulares variaram de 4,91% a 12,58%. Altas concentrações de hidróxido de sódio podem causar queimaduras, quebra do fio capilar e queda de cabelo.“Os alisantes de cabelo, quando usados de forma inadequada, podem acarretar sérios danos à saúde do consumidor, especialmente os produtos com concentrações acima do máximo permitido”, afirma a química Maria Cristina Santa Bárbara, pesquisadora do Lutz responsável pelo estudo.

Secretaria da Saúde



07/15/2008


Artigos Relacionados


Teste reprova 52% dos alisantes de cabelo vendidos em SP

Teste reprova sete marcas de água mineral no Rio

MJ informa campanha de recall de secadores de cabelo

Autorizado uso de acetato de chumbo em tintura de cabelo

Receita retém uma tonelada de cabelo humano em Guarulhos (SP)

Fios de cabelo inspiram projeto de educação infantil