TESTES NUCLEARES DA ÍNDIA PREOCUPAM BENEDITA DA SILVA



"A luta pela paz deve ter como única arma a argumentação", disse hoje (dia 19) a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), ao definir como um pesadelo as explosões nucleares realizadas nos últimos dias pela Índia, a 150 quilômetros de sua fronteira com o Paquistão, com quem já travou três guerras nos últimos 50 anos.

Conforme a senadora, esses testes podem desencadear uma corridanuclear na Ásia e no mundo, e reacendem a tensão em que o planeta vivia ante a ameaça de guerra atômica entre as grandes potências. Lembrando que o Paquistão já avisou que pode se armar em resposta à Índia, ela lastimou que, em 1996, os dois países tenham perdido a oportunidade de assinar tratado firmado entre 149 países para proibir os testes nucleares.

"Diante disso, tudo leva a crer que já havia uma intenção deliberada de ações nesse sentido", analisou Benedita da Silva, observando que possivelmente o Paquistão também já estava se preparando para reagir à ação da Índia. "O que presenciamos na verdade é um espírito de morte rondando aquela região, deixando todos tensos, inclusive nós aqui no Brasil", afirmou a parlamentar.

A senadora informou ter feito um levantamento dos países que oficialmente declararam possuir ogivas nucleares, tendo constatado que o mundo está minado. "Tudo isso serve para demonstrar a fragilidade da paz vigente, pois basta um conflito entre as potências nucleares e toda a vida sobre o planeta estará ameaçada". Ela definiu ainda como uma contradição achar que, para haver paz, é preciso que todos se armem.

19/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE ACOLHE MOÇÃO DE REPÚDIO A TESTES NUCLEARES NA ÍNDIA

BENEDITA PROTESTA CONTRA TESTES NUCLEARES DA FRANÇA

CRE APROVA TRATADO DA ONU QUE PROÍBE TESTES NUCLEARES

APROVADO O TRATADO DE PROIBIÇÃO COMPLETA DE TESTES NUCLEARES

CRE EXAMINA NOMES DE EMBAIXADORES E PROIBIÇÃO DE TESTES NUCLEARES

CRE EXAMINA AMANHÃ INDICAÇÃO DE EMBAIXADORES E PROIBIÇÃO DE TESTES NUCLEARES