Tião quer revisão de medida que transfere geração de energia do Acre para Rondônia
O senador informou que a bancada do Acre esteve reunida e propôs audiência com o ministro José Jorge e um debate sobre o assunto na Câmara dos Deputados. Segundo o senador, a bancada defende uma parceria com a Eletronorte e pede à iniciativa privada, presente na Amazônia Ocidental, que promova avanços no setor, mas que o modelo estatal tenha consciência de que não pode haver prejuízo às políticas de auto-suficiência de consumo energético na região.
De acordo com Tião Viana, a região herdou uma distribuição de energia muito rarefeita, com pouco incentivo dos setores produtivos, observando que no momento está ocorrendo uma transformação do modelo com a entrada de empresas e setores interessados na produção de energia para a Amazônia Ocidental. O senador lembrou que o governo do Acre tem ponderado à presidência da Eletronorte que não abra mão da necessidade de o estado ter uma unidade de geração de energia para não ficar na dependência de uma linha elétrica de Rondônia. O parlamentar disse esperar que a medida tenha ocorrido apenas por um erro estratégico da empresa, mas observou que o papel da Eletronorte não é somente o de agir a favor de interesses privados na Amazônia Ocidental.
O senador Edison Lobão (PFL-AM), afirmou, em aparte, que conhece o ministro e o presidente da Eletronorte e que duvida que eles tomassem uma atitude a favor de interesses privados.
16/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp comemora ampliação da capacidade de geração de energia em Rondônia
Tião Viana propõe ampliação da compensação financeira por geração de energia
Tião Viana quer pacto para revisão constitucional
Crivella quer destinar lixo urbano para geração de energia elétrica
Sibá quer debate sobre geração de energia na Amazônia
TIÃO VIANA QUER ESTRADAS DO ACRE SOB RESPONSABILIDADE ESTADUAL