Tião Viana quer pacto para revisão constitucional



O senador Tião Viana (PT-AC) propôs que os presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, juntamente com os líderes partidárias nas duas Casas do Congresso Nacional, estabeleçam um pacto de revisão constitucional "com uma agenda propositiva e ordenada". O parlamentar comemorou os 21 anos da Constituição, mas lamentou que muitas de suas diretrizes ainda não tenham sido regulamentadas.

O parlamentar lembrou que a Carta de 88 fez com que "direitos sociais fossem completamente afirmados" e ela foi apresentada à sociedade como uma nova ordem social e democrática brasileira. Mas afirmou que a Constituição não tem paz, tendo já incorporado 58 emendas - uma a cada quatro meses - e hoje 1.158 propostas de emenda tramitam na Câmara e outras 407 no Senado.

Tião Viana disse que a falta de regulamentação de itens constitucionais não saldou muitas dívidas, como a reforma do pacto federativo. Citou, como exemplo, a reforma tributária de 1967, "que esfacelou o poder dos municípios". Para ele, a agenda propositiva deveria tratar de temas prioritários como o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades, além da recuperação do poder municipal.

O senador lamentou que a maioria dos projetos tratados hoje no Congresso Nacional componha "um cipoal de leis vazias e desordenadas". Citou o exemplo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde 80% das matérias analisadas tratam de isenção tributária.



06/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana diz que mais um mandato para Lula agora seria uma violência à ordem constitucional

Tião Viana pede revisão da política de prevenção de doenças cardiovasculares

Tião quer revisão de medida que transfere geração de energia do Acre para Rondônia

Tião Viana quer medicamentos gratuitos para hepatite

TIÃO VIANA QUER MAIS PROTEÇÃO PARA A AMAZÔNIA

TIÃO VIANA QUER MAIS FIRMEZA DO MEC PARA COM FACULDADES DE MEDICINA