Tião Viana apóia ingresso da Venezuela no Mercosul



Ao receber delegação da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio, nesta terça-feira (16), o presidente interino do Senado, Tião Viana, registrou seu total apoio ao ingresso da Venezuela no Mercosul. O parlamentar não acredita que o Senado irá criar "dificuldades intransponíveis" à iniciativa, pois teria consciência da importância dessa integração.

Na sua avaliação, a adesão da Venezuela ao Mercosul deverá dinamizar o bloco, tendo em vista o peso econômico do país, sustentado, sobretudo, pelas grandes reservas petrolíferas (produção de 75,27 bilhões de barris, a 7ª mundial). Meses atrás, Tião Viana havia condenado o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por críticas feitas ao Senado brasileiro. Mas, resolveu reconsiderar depois que Chávez acusou a imprensa de ter deturpado suas palavras sobre o Parlamento brasileiro, pelo qual teria, na verdade, reiterado seu respeito.

Além do presidente da Câmara Venezuelano-Brasileira de Comércio, José Francisco F. Marcondes Neto, os deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Dr. Rosinha (PT-PR) participaram da visita. Na ocasião, Tião Viana recebeu o documento "Manifesto de Manaus", no qual os governadores de Rondônia, Ivo Cassol, e de Roraima, Ottomar de Sousa Pinto, e mais 57 entidades das regiões Norte e Nordeste expressam seu apoio à integração da Venezuela no Mercosul.

Foi entregue ainda a Tião Viana o resultado do estudo Venezuela no Mercosul - A Integração Positiva, que ouviu, entre 13 de julho e 13 de setembro passado, representantes de 527 empresas responsáveis por 86,45% das trocas comerciais entre Brasil e Venezuela em 2006. A pesquisa revelou que 76,53% das empresas consultadas se mostraram favoráveis à adesão da Venezuela ao Mercosul.

16/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias apóia relatório de Jereissati contra ingresso da Venezuela no Mercosul

Jucá comemora ingresso da Venezuela no Mercosul.

Suplicy defende ingresso da Venezuela no Mercosul

Parlamentares debatem ingresso da Venezuela no Mercosul

CRE volta a examinar ingresso da Venezuela no Mercosul

Parlamentares defendem ingresso da Venezuela no Mercosul