Tião Viana comemora pesquisa da USP que constatou redução da desnutrição de crianças brasileiras



O senador Tião Viana (PT-AC), em discurso nesta quarta-feira (26), se disse esperançoso com os resultados que os investimentos na área social realizados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva estão apresentando. Ressalvou, no entanto, que esses resultados são frutos também de investimentos feitos por governos anteriores.

VEJA MAIS

O presidente citou o estudo "Chamada Nutricional", coordenado pelo professor Carlos Augusto Monteiro, da Universidade de São Paulo (USP), pelo qual foram acompanhadas 17 mil crianças no semi-árido nordestino, cujos resultados apontam uma significativa redução no índice de desnutrição. Das crianças pesquisadas, 92,8% fazem três refeições por dia e apenas 6,6% apresentaram baixa estatura, principal fator indicativo de desnutrição.

- As equipes pesaram e mediram as crianças em 307 municípios e coletaram informações sobre alimentação - explicou o parlamentar, ressaltando que 35,3% das famílias avaliadas são beneficiárias do programa Bolsa Família. Tião Viana informou que 22% do orçamento do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Social e Combate à Fome é destinado ao semi-árido do Nordeste.

O parlamentar também citou estudo do Banco Mundial que sinaliza queda de 3%, entre 2001 e 2005, nos índices de pobreza no Brasil, três vezes superior à média da América Latina, que alcançou 1% nessa redução. Segundo Tião Viana, o Banco Mundial considerou impressionante o impacto do Bolsa Família nesse resultado. O senador acredita que as políticas públicas voltadas para a redução da pobreza devem ser políticas de Estado e não de governo e avalia tais resultados como "uma forte conquista" assegurada às crianças brasileiras e também como uma manifestação de respeito à "integridade moral dos brasileiros".



26/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Desnutrição cai e peso de crianças brasileiras ultrapassa padrão mundial

Tião Viana comemora redução do desmatamento na Amazônia Legal

Tião Viana considera inviável redução imediata de juros

Cresce vacinação e matrícula escolar entre crianças brasileiras, diz pesquisa

Tião Viana destaca homenagens ao teatro para crianças e adolescentes

Tião Viana alerta para aumento de número de crianças obesas