Tião Viana comemora redução do desmatamento na Amazônia Legal



O senador Tião Viana (PT-AC) comemorou nesta segunda-feira (13) a queda de 25% no desmatamento na Amazônia Legal entre agosto de 2005 e julho de 2006. Na opinião do senador, os dados refletem o trabalho que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, vem realizando.

O anúncio da redução do desmatamento foi feito na última sexta-feira (10) pela ministra Marina Silva e pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes; e da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Tião Viana acentuou que esta é a segunda queda observada desde março de 2004, quando o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal (PPCDA) foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O senador ressaltou que a redução do desmatamento verificada nos últimos três anos traz benefícios socioambientais, uma vez que evitou a emissão de cerca de 410 milhões de toneladas de dióxido de carbono e o desaparecimento de aproximadamente 20 mil aves e mais de 750 primatas, entre outros.

- Tais resultados são fruto de uma política corajosa e estruturante, assumida pelo governo em parceria com governos estaduais e com a sociedade civil - disse Tião Viana, ao citar pronunciamento da ministra Marina Silva.

Saúde

O senador também comunicou que o Partido dos Trabalhadores, com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lança nesta segunda-feira (14) uma campanha nacional pela aprovação do projeto de lei complementar que regulamenta a Emenda Constitucional 29 - o chamado de PAC da Saúde, em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento econômico.Os recursos a serem investidos no Sistema Único de Saúde, disse Tião Viana, podem ser incrementados em até R$ 10 bilhões.

Tião Viana lembrou que foi o primeiro parlamentar a apresentar projeto de lei complementar sobre o assunto, em 2002. O movimento pela aprovação do projeto de lei envolve a participação de entidades municipais, estaduais e a União, bem como o terceiro setor - constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

- Espero que a conseqüência seja a aprovação da lei e o reconhecimento do país de que não podemos abrir mão de responsabilizar de maneira definitiva os estados, municípios e a própria União de uma maneira sustentada para não termos os imprevistos da crise de financiamento para o setor - observou.

13/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp comemora redução de desmatamento na Amazônia

Tião Viana recebe manifesto de procuradores da Amazônia Legal que pedem reforma tributária com proteção ambiental

Tião Viana comemora pesquisa da USP que constatou redução da desnutrição de crianças brasileiras

Desmatamento na Amazônia Legal é inaceitável, afirma ministra

Inpe divulga taxa oficial de desmatamento na Amazônia Legal

Desmatamento na Amazônia Legal cai 22% entre agosto e março, registra Imazon