Tião Viana alerta para aumento de número de crianças obesas
O senador Tião Viana (PT-AC) alertou nesta quarta-feira (5), em discurso no Plenário, para a necessidade de ações destinadas à prevenção da obesidade infantil. Segundo ele, as estatísticas são alarmantes, indicando que um terço das crianças em todo o mundo - cerca de 700 milhões - já enfrenta problemas relacionados ao excesso de peso. No Brasil, informou, mais de 15% das crianças são obesas e 50% estão acima do peso ideal.
- Como médico, reitero: prevenir a obesidade é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Caso chegue à idade adulta com excesso de peso, ela tenderá a permanecer nessa condição e apresentará propensão a uma série de doenças - ressaltou.
Apesar dos índices assustadores, Tião Viana disse ter duas boas notícias. A primeira referente à sanção, pelo governo de São Paulo, em fevereiro último, de lei que institui política de combate à obesidade e ao sobrepeso naquele estado. Denominada "São Paulo mais Leve", a lei determina, entre outras medidas, o combate à obesidade infantil na rede escolar e medidas para disciplinar a publicidade de alimentos infantis, em parceria com empresas de comunicação e com a sociedade civil.
A outra boa notícia a que se referiu o senador é a campanha lançada pela Rede Globo, também dedicada ao combate da obesidade infantil. A emissora faz pequenas inserções nos intervalos da programação, chamando a atenção para os riscos associados à obesidade na infância e estimulando a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas.
O senador frisou que sua satisfação era ainda maior porque, nas duas iniciativas, disse ter visto "ecoar" projetos de sua autoria que tramitam no Senado. Um deles, o PLS 25/03, dispõe sobre a propaganda comercial de alimentos, que ainda não é regulada por legislação específica.
-Segundo os especialistas em alimentação e nutrição, as indústrias do ramo, aproveitando-se da freqüência e do tempo excessivo que as crianças gastam diante da TV, investem pesado na veiculação de propagandas de alimentos para sugerir e incentivar o consumo de seus produtos, muitas vezes de valor nutritivo reduzido e com alta concentração calórica - comentou.
Para Tião Viana, a sociedade pode ainda não estar suficientemente madura para favorecer a aprovação de uma lei com o teor de seu projeto. Por essa razão, iniciativas como as adotadas por São Paulo e pela Rede Globo representam avanços importantes no sentido de se alcançar esse amadurecimento.
05/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Tião Viana destaca homenagens ao teatro para crianças e adolescentes
Tião Viana alerta para crescimento da dengue no país
TIÃO VIANA ALERTA PARA GRILAGEM INTERNACIONAL NA AMAZÔNIA
TIÃO VIANA ALERTA PARA CRESCIMENTO DA HANSENÍASE NO PAÍS
TIÃO VIANA ALERTA PARA REURBANIZAÇÃO DA FEBRE AMARELA