Tião Viana comunica eleição do Brasil para o Conselho de Segurança da ONU
Ao anunciar que a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu nesta quinta-feira (23) Brasil, Argélia, Benin, Filipinas e Romênia como membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU, durante um período de dois anos que termina em 2005, o senador Tião Viana (PT-AC) opinou que a escolha é um passo concreto na direção do país ver atendido seu pleito de ocupar uma cadeira permanente no conselho.
Os cinco países tomarão posse em janeiro do próximo ano, quando México, Bulgária, Camarões e Síria encerrarão seus respectivos mandatos. A eleição dos novos membros do Conselho de Segurança segue a distribuição geográfica acordada pela assembléia, que designa três lugares para os países da Ásia e África, um para o Leste Europeu e um para América Latina e Caribe.
O senador pelo Acre destacou que esta é a nona vez que o Brasil é reconduzido para o Conselho de Segurança da ONU. Tião Viana informou que o país recebeu 178 votos, enquanto a Argentina teve apenas um e houve quatro abstenções. A eleição foi secreta.
- Este é um marco na política externa brasileira. Queremos consolidar um novo modelo de relação multilateral onde um mundo em solidariedade, um mundo que combata duramente a guerra, seja capaz de pensar um novo horizonte moral para a entrada do terceiro milênio - afirmou Tião Viana.
23/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana comunica ao Plenário que Capíberibe passa bem
Eleição para Conselho Nacional de Segurança Pública vai até dia 25
Tião Viana comunica que julgamento de Renan pelo Plenário será na próxima terça-feira
Inscrições para eleição do Conselho de Segurança Pública termina na sexta (18)
TIÃO VIANA QUER CONSELHO DE NOTÁVEIS PARA FECHAR FACULDADES DE MEDICINA RUINS
Tião Viana saúda PF por discutir políticas de segurança pública para a região amazônica