Tião Viana saúda PF por discutir políticas de segurança pública para a região amazônica



O senador Tião Viana (PT-AC) parabenizou nesta terça-feira (19) a Polícia Federal pelo trabalho de aproximação que vem promovendo com os governos dos estados da região amazônica com vistas ao aprimoramento das políticas de segurança pública. Comandados pelo próprio diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, uma equipe da instituição tem realizado discussões com membros das administrações estaduais para conhecer melhor a realidade de cada unidade da federação localizada dentro da Amazônia.

Segundo Tião Viana, essa delegação esteve por dois dias no Acre, onde fez uma reflexão sobre políticas de segurança, combate ao narcotráfico, crime organizado, lavagem de dinheiro, questões de fronteira e o potencial da região em termos de recursos naturais e "também a questão do uso de algemas em prisões".

Para o senador, o resultado desse encontro foi muito positivo por mostrar a consideração da equipe da PF pela Amazônia em geral e o estado do Acre, em particular. O sentimento que ficou para as autoridades acreanas contrasta, conforme o parlamentar do PT, com a sensação usual de que o Brasil "não está atento a ponto de não colocar como prioritárias políticas públicas [para a região].

De acordo com Tião Viana, a PF "reconheceu" que a Amazônia é a primeira no mundo no que se refere à floresta tropical, ao manancial de água doce, a reservas minerais e ao potencial da economia madeireira, entre outros aspectos.

- Foi extraordinário perceber que a instituição passou a ter um olhar que vai além da repressão. Quero aqui apresentar um voto de reconhecimento e apreço pelo amadurecimento institucional da Polícia Federal- disse o senador, que ressaltou também "visão fantástica" de dirigentes regionais da PF, como o representante no Acre, Luiz Cravo Dória.

- É lamentável que o Itamaraty não tenha feito fórum na Amazônia para discutir soberania com governadores - cobrou Tião Viana.

Emprego e renda

Em seu pronunciamento, o senador fez ainda referência aos números positivos registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Entre janeiro e julho deste ano, foram criados 1,5 milhão de empregos formais, sendo que 200 mil só em julho.

Para o parlamentar, esse resultado é fruto de um país em fase de prosperidade, com boas perspectivas no campo da exploração mineral e com políticas de emprego bem-sucedidas

Entre 2003 e 2008, observou o senador, o salário médio dos brasileiros cresceu 22,3%, sendo que a segunda maior elevação do país, de 37,08%, foi registrada no estado do Acre. Já o rendimento médio de admissão observado na média dos seis primeiros meses do ano cresceu de R$ 568,88, em 2003, para R$ 696,10, em 2008.



19/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana pede audiência pública para discutir assassinatos de policiais

Tião Viana diz que governo está pronto para implantar políticas sociais

Brasil define políticas de proteção a povos indígenas com países que integram região amazônica

TIÃO VIANA SAÚDA AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DA TV E DA RÁDIO SENADO

Tião Viana registra visita do ministro da Educação ao Acre para discutir o PDE

PT está aberto para discutir composição da Mesa, afirma Tião Viana