Tião Viana defende retomada de investimentos em ferrovias no Brasil



O senador Tião Viana (PT-AC) disse nesta quarta-feira (17) que o estado do Acre tem interesse político em retomar a discussão em torno da expansão das ferrovias como matriz de transporte de cargas e de massa. Ele assinalou que vários países estão se voltando para esse modelo de transporte e investindo fortemente nesse setor, como os Estados Unidos.

Tião Viana citou um documento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre a matriz brasileira do transporte de carga. Neste documento, o Ministério dos Transportes afirma que para obter um cenário de equilíbrio da matriz de transporte de carga em 2025, a participação das ferrovias deveria aumentar dos atuais 25% para 35%, a do transporte aquaviário passaria de 13% para 29%, e a do transporte rodoviário cairia de 58% para 30%.

- Mas essa mudança depende de muito investimento. De acordo com o Ipea, o investimento global será da ordem de R$112 bilhões para que se possa assegurar uma nova realidade no transporte ferroviário no Brasil em termos de substituição ao transporte rodoviário e, ao mesmo tempo, expansão do aquaviário - ressaltou.

O senador disse que se trata de uma expansão que envolve mais de 4 mil quilômetros de ferrovia. Ele explicou que um traçado ideal, que interligaria o Brasil de Leste a Oeste, sairia da região de Muriaé, e passaria por Ipatinga e Paracatu em Minas Gerais; Brasília; Uruaçu em Goiás; Cocalinho, Ribeirão das Castanheiras e Lucas do Rio Verde em Mato Grosso; Vilhena e Porto Velho em Rondônia, depois seguiria para Rio Branco e Cruzeiro do Sul no Acre, até chegar à localidade de Boqueirão da Esperança, na fronteira Brasil-Peru.

Tião Viana pediu unidade política para viabilizar as condições orçamentárias para o financiamento público dessa política de longo prazo do governo brasileiro. Ele salientou que no último dia 13 de março foi realizada uma reunião em Nova Vilhena, em Rondônia, quando foram discutidas as perspectivas dessa interligação Leste/Oeste do Brasil. O senador sugeriu que uma reunião entre parlamentares e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), seja realizada em maio.



17/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney defende retomada dos investimentos em ferrovias para acelerar economia do país

Roriz defende investimentos em ferrovias no Brasil

Tião Viana crê em retomada de votações e diálogo no Senado

Raupp defende mais investimentos em portos e ferrovias

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Tião Viana celebra investimentos do BNDES no Acre