Raupp defende mais investimentos em portos e ferrovias



Em discurso nesta terça-feira (18), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou que a deficiente infraestrutura de transportes é um dos piores empecilhos para o desenvolvimento do Brasil. Ele chamou a atenção para a necessidade de mais investimentos e modernização do setor, principalmente de portos e ferrovias.

- Fator que onera e muito a nossa produção, as fragilidades e vicissitudes dos nossos modais de transporte têm causado freios e solavancos em nossa escalada de progresso – afirmou.

O parlamentar destacou o lançamento recente, pela presidente da República, Dilma Rousseff, de investimentos de mais de R$ 50 bilhões em portos por todo o país

- Trata-se de um dos setores mais ineficientes e problemáticos de nossa infraestrutura, com pouquíssima competitividade, altos índices de perdas e elevadíssimos custos operacionais – disse o senador ao explicar que vários portos serão licitados para a iniciativa privada.

- O Brasil está finalmente abrindo o seu sistema portuário para as empresas ou grupos de investidores que queiram explorá-lo comercialmente – explicou Raupp.

Além disso, outros R$ 2,5 bilhões serão usados para obras de acessos hidroviários, rodoviários e ferroviários nos 18 principais portos públicos.

- Por todas essas medidas, estamos esperançosos de que o nosso país suplante, nos próximos anos, suas deficiências estruturais e modernize o seu ainda insuficiente sistema portuário, pois o Brasil, nos últimos 10 anos, cresceu em níveis invejáveis, mas, infelizmente, seus portos, por diversos entraves, não acompanharam esse crescimento, permanecendo nos mesmos padrões de 40 anos atrás – avaliou.



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp defende mais investimentos na exploração de gás no Brasil

Osmar Dias quer mais portos secos e ferrovias no Paraná

Roriz defende investimentos em ferrovias no Brasil

Tião Viana defende retomada de investimentos em ferrovias no Brasil

João Ribeiro sugere mais investimentos em ferrovias

Sarney defende retomada dos investimentos em ferrovias para acelerar economia do país