Tião Viana defende retorno à humanização da profissão médica
O líder do PT, senador Tião Viana (AC), discursou nesta sexta-feira (17) durante a homenagem ao Dia do Médico - comemorado neste sábado (18) - para saudar a categoria e alertar para a necessidade de todos lutarem pela dignidade da profissão médica. Embora o médico esteja presente em toda a história da humanidade e tenha relevância nas decisões políticas dos governos, a profissão atualmente é pouco valorizada.
- O médico hoje é peça de mercado e não tem mais o destaque como aquele que carrega o comportamento humanista e que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas - afirmou o líder, ao recomendar a revisão desses valores, em especial na América Latina.
Tião Viana sugeriu também avanços na formação curricular desses países, -a fim de preservar a dignidade da profissão- e informou que teria um encontro com o ministro da Educação, Cristovam Buarque, em companhia de profissionais dos conselhos de medicina, exatamente para tratar desse tema.
O senador reconheceu que os últimos governos não trataram a área da saúde com o -devido respeito-, principalmente quanto aos investimentos destinados ao setor. Por isso, defendeu a postura adotada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva em assegurar recursos para programas de saneamento básico.
- Todos sabem que investir em saneamento é investir em saúde. Assim também como combater a fome resulta em saúde e qualidade de vida - enfatizou Tião Viana.
Ele sugeriu ainda que, entre as homenagens ao médico, fosse feita a restauração do prédio da primeira faculdade de Medicina do Brasil, localizada em Salvador, na Bahia.
17/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana diz que retorno à Presidência é assunto exclusivo de Renan
Tião Viana considera coerente licença médica de Renan
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
Tião Viana defende Agenda Verde
Tião Viana defende a cobrança da CPMF
Mercadante defende candidatura de Tião Viana