Tião Viana destaca contribuições de Getúlio Vargas à infra-estrutura nacional



Em discurso pela passagem dos 53 anos da morte do presidente Getúlio Dornelles Vargas, o senador Tião Viana (PT-AC) destacou, entre os grandes feitos do estadista, a criação da Petrobras, da Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional. Getúlio também lançou, segundo ele, as bases da futura Eletrobrás.

Para Tião Viana, relembrar tais conquistas é fundamental num contexto em que o Brasil se aproxima da auto-suficiência na exploração do petróleo, em que a Vale do Rio Doce conquista relevância mundial, em que a CSN bate recordes de produtividade e em que "a questão da infra-estrutura energética ocupa centralidade absoluta na agenda político-econômica nacional".

O senador também frisou que foi Getúlio Vargas quem introduziu no país as leis trabalhistas e uma série de direitos sociais aos quais os brasileiros, até então, não tinham acesso.

Tião Viana criticou o "alto poder de destruição" e a "sanha denuncista" das oposições que Getúlio enfrentou, que, em sua interpretação, levaram o então presidente a atentar contra a própria vida.

- Grande em vida, Vargas tornou-se ainda maior pela morte. Por tudo o que foi, por tudo o que fez, 'saiu da vida para entrar na história'. Até hoje, passados 53 anos, ninguém o superou. Que sejamos dignos de seu legado - disse.



29/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi destaca legado de Getúlio Vargas

Paulo Octávio destaca contribuições de Vargas para o Brasil

Tião Viana destaca abrangência do SUS na abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde

Tião Viana destaca combate à corrupção no Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia

Camata destaca anúncio de obras de infra-estrutura no ES por Lula

Gilvam Borges destaca a realização de obras de infra-estrutura no Amapá