Tião Viana destaca relatório da OIT que aponta o Brasil como referência no combate ao trabalho infantil



O senador Tião Viana (PT-AC) registrou em Plenário dados de relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), na semana passada, sobre aeliminação do trabalho infantil em diversos países, com destaque para o Brasil. De acordo com Tião Viana, a instituição teria citado o Brasil como exemplo de enfrentamento da questão do trabalho infantil, com a implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em 3,5 mil municípios brasileiros, além de ter apontado uma tendência de queda no trabalho infantil em todo o mundo pela primeira vez na história.

Tião Viana destacou ainda as palavras do presidente do Senado, Renan Calheiros, na solenidade de apresentação do relatório,em que ele representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Tião Viana, Renan disse que a redução do trabalho infantil no Brasil "revela um grande esforço do governo brasileiro, mas que ainda há o desafio de reduzir as disparidades regionais e criar elos mais fortes entre a redução do trabalho infantil e a geração de empregos para os jovens".

Tião Viana informou que, de acordo com a OIT, a continuidade da redução do trabalho infantil possibilitaria sua eliminação, pelo menos em suas piores formas, no prazo de 10 anos. O parlamentar explicou que, para a organização, seriam necessários investimentos no combate à pobreza, na valorização do ensino básico e no respeito aos direitos humanos. Segundo o senador, o relatório sugeriu ainda que, se o Brasil e a China estão sendo bem-sucedidos nesse propósito, outros países poderão ter sucesso na erradicação do trabalho infantil.

O parlamentar lembrou que 97,1 dos alunos em idade escolar estão matriculados no ensino fundamental no Brasil; que houve aumento nas matrículas escolares em decorrência da diminuição do trabalho infantil, com 85% de presença das crianças na escola e de sua participação em atividades sócio-educativas no período oposto ao das aulas. Tião Viana ressaltou, porém, que o Peti, que atualmente atende 1 milhão de crianças, tem por meta ampliar sua abrangência para 2,2 milhões de crianças em 2006, de forma a eliminar o trabalho infantil por meio da inclusão dos jovens.

Tião Viana elogiou o trabalho do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, à frente do Bolsa Família, ao qual o Peti, segundo ele, deve ser integrado ainda este ano. Destacou a adesão de governadores e prefeitos ao Peti e também a participação de organizações não-governamentais, sindicatos, fiscais do trabalho e da Fundação Abrinq no combate ao trabalho infantil. Para Tião Viana, o combate ao desemprego eo aumento formal do trabalho são fatores que contribuem para a retirada das crianças de trabalhos impróprios para sua idade.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou o país pelo avanço na erradicação do trabalho infantil, na última década, e o ministro Patrus Ananias, por seu trabalho à frente do programa Bolsa Família.



09/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana quer erradicar trabalho infantil no país

Tião Viana aponta PSDB como responsável por divulgação do dossiê

Relatório aponta exploração de trabalho infantil na pesca

Jorge Viana vê Brasil como referência em desenvolvimento sustentável

Jorge Viana quer prioridade para o combate ao trabalho infantil

Tião Viana aponta popularidade de Lula como fator importante na reeleição do prefeito de Rio Branco (AC)