Relatório aponta exploração de trabalho infantil na pesca
Um relatório sobre o trabalho infantil na pesca alertou os governos para que tomem medidas para proteger as crianças da exploração no setor de pesca e aquicultura de pequena escala. O material foi divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Segundo as organizações, mais de 120 milhões de crianças trabalham na agricultura, pecuária e pesca, representando 60% do trabalho infantil em todo o mundo. Ainda, de acordo com o relatório, muitas dessas crianças estão expostas a condições de trabalho precárias e perigosas que afetam diretamente à saúde.
Um estudo divulgado pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti) mostrou que, em 2011, havia no Brasil 3,7 milhões de crianças em situação de trabalho infantil, sendo que 1,7 milhão viviam no setor rural, incluindo atividades na agricultura, pecuária e pesca.
Brasil
As agências das Nações Unidas afirmou que o Brasil é um exemplo para os outros países na luta pela erradicação do trabalho infantil. O documento destaca a iniciativa brasileira de coordenação de diferentes instituições do governo para fortalecer os serviços de inspeção do trabalho.
- Combate ao trabalho escravo e infantil são pauta de debate promovido pela OIT
- Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado neste 12 de junho
- Saiba sobre a erradicação do trabalho infantil
03/09/2013 13:45
Artigos Relacionados
Tião Viana destaca relatório da OIT que aponta o Brasil como referência no combate ao trabalho infantil
ALVES DESMENTE EXPLORAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL
CPI da exploração sexual infantil aprova plano de trabalho
Combate a trabalho e exploração sexual infantil mobiliza CCJ
Ademir alerta para a exploração do trabalho infantil no país
Camata apresenta projeto contra exploração do trabalho infantil à OIT