Tião Viana fala da saudade deixada por Ramez Tebet



O presidente interino do Senado, Tião Viana, ao iniciar a sessão em homenagem ao senador Ramez Tebet, morto em 2006, lembrou a saudade deixada pelo parlamentar, que presidiu a Casa entre 2001 e 2003.

- Um ano após seu falecimento, uma palavra define nosso sentimento em relação a Ramez Tebet: saudade. A ausência física denota a lacuna que não pode ser preenchida. Permanece, contudo, pairando sobre nós, a imagem de alguém que soube ser grande nas pequenas coisas, preciso na palavra certa e modelar nos gestos irrepreensíveis - disse.

Tião Viana exaltou a habilidade política de Ramez Tebet, sua capacidade de ser firme sem deselegante, e sua calma e paciência, que não se confundiam com leniência. Lembrou que, graças a Tebet e ao fato de ser ele "um homem culto e sempre aberto às idéias novas", a Universidade do Legislativo (Unilegis) entrou em funcionamento. Era orador brilhante e dono de um estilo inconfundível, que "a todos encantava, magnetizando as mais diferenciadas platéias".

Ramez Tebet assumiu a Presidência do Senado em eleição posterior à renúncia de Jader Barbalho, em 2001, numa "crise profunda e desgastante", lembrou Tião Viana. Convocado, Tebet entregou-se "de corpo e alma" à tarefa de apaziguar a Casa, disse o senador.

- Ele agiu sempre movido pela convicção de que, acima dos interesses e das visões particulares de pessoas ou de grupos, estava em jogo a própria credibilidade de uma instituição essencial à democracia e ao espírito federativo da República brasileira.

O presidente interino do Senado agradeceu ao senador Valter Pereira (PMDB-MS), suplente de Ramez Tebet e primeiro signatário do requerimento de homenagem, e aos filhos do parlamentar, Rodrigo e Simone Tebet.



07/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana registra a saudade deixada por Ramez Tebet

TIÃO VIANA FALA SOBRE VIOLÊNCIA FAMILIAR

Tião Viana fala de combate à malária com o presidente da Guiné-Bissau

TIÃO VIANA FALA SOBRE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA À TV SENADO

EM ENTREVISTA À TV SENADO, TIÃO VIANA FALA SOBRE COMERCIALIZAÇÃO DO SANGUE

TIÃO VIANA FALA À TV SENADO SOBRE EXAMES GRATUITOS PARA GESTANTES