TIÃO VIANA HOMENAGEIA O REITOR DA UNB
Nascido em Rondônia, Morhy tem se mostrado sensível aos problemas e carências da região amazônica, segundo Tião Viana. Não só o estado natal do reitor, mas outros, como o Acre, têm se beneficiado de convênios firmados com a UnB. No caso do Acre, a UnB desenvolve um programa de medicina social e familiar - o Saúde em Família - em cooperação com a Secretaria de Saúde, atingindo 70% dos municípios.
- Pessoas que nunca haviam visto um médico em suas vidas hoje os encontram pelas ruas, em suas bicicletas, logo que o sol nasce - disse Tião Viana, que citou a presença da UnB também nos estados de Pernambuco e do Rio de Janeiro.
O senador incorporou ao seu discurso artigo publicado na Folha de S. Paulo do último dia 15 pelo jornalista Rui Nogueira, em homenagem aos dois anos completados por Morhy à frente da Reitoria da UnB. "Morhy rejeita a instrumentalização partidária do espaço político universitário e trava o bom combate contra o corporativismo", diz o jornalista. Nogueira também chama a atenção para a estratégia de Morhy com relação à sobrevivência da universidade pública: levá-la para fora dos muros do campus, o que exige, segundo o reitor, que a universidade seja autônoma e, portanto, não sujeita ao "cabresto" da área econômica do governo.
- É um artigo extremamente lúcido num momento em que, por causa de mudanças globais, o debate está em refluxo e a universidade está em crise - elogiou Tião Viana.
26/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana homenageia 35 anos da TV Acre
TIÃO VIANA HOMENAGEIA ALOYSIO BIONDI
TIÃO VIANA HOMENAGEIA SERVAS DE MARIA
TIÃO VIANA HOMENAGEIA A INCORPORAÇÃO DO ACRE
TIÃO VIANA HOMENAGEIA CARLOS CHAGAS
Tião Viana homenageia Instituto de Traumato-Ortopedia do RJ