Tião Viana: Itamaraty prestou assistência a brasileiros vítimas de atentado em Israel



O senador Tião Viana (PT-AC) disse nesta quarta-feira (dia 15) que o Itamaraty parece ter cumprido a sua função constitucional em relação a assistência prestada à família de Jorge Balazs, brasileiro morto no atentado no centro de Jerusalém na semana passada. Como membro efetivo da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o senador informou que fez consulta formal ao Itamaraty, ao ler nota publicada no painel da Folha de S. Paulo, publicada na terça-feira (dia 14), na qual Raquel Santille, parente dos Balazs, declara que a assistência à família foi "quase nula".

De acordo com o senador, sua consulta foi respondida de pronto pelo embaixador João Carlos de Souza Gomes, chefe da Assessoria de Relações com o Congresso, do Ministério das Relações Exteriores. O embaixador remeteu também ao senador a nota divulgada pelo Itamaraty, datada de 10 do corrente, onde expressa sua solidariedade à família de Balazs, lida por Tião em seu discurso.

Tião Viana leu também no plenário texto relativo ao papel da atividade consular onde, dentre outros itens, consta que a autoridade consular prestará toda assistência e proteção aos cidadãos brasileiros domiciliados, residentes e de passagem.

15/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma registra ações do Itamaraty na assistência aos brasileiros no exterior

Itamaraty tem página na internet para dar assistência a brasileiros no exterior

Itamaraty prepara guia para orientar brasileiros vítimas de redes de prostituição

Itamaraty será ouvido sobre ajuda a brasileiros vítimas de tráfico humano no exterior

Tião Viana pede melhor assistência aos portadores da doença de Alzheimer

Tião Viana pede melhor assistência aos portadores da doença de Alzheimer