Tião Viana pede cautela no debate sobre a crise dos municípios



Em resposta ao discurso do líder do PFL, José Agripino (RN), o líder da bancada governista, senador Tião Viana (PT-AC) pediu cautela nesta segunda-feira (18) no debate sobre as reivindicações dos prefeitos em relação à redistribuição da Contribuição sobre Movimentação Financeira (CPMF). Para o senador, existe um movimento político claro, dirigido pelo PFL, na tentativa de levar os prefeitos a reivindicarem uma parcela maior nos tributos nacionais e das contribuições financeiras.

O senador pondera que o PFL, ao apontar pela partilha da CPMF deveria reconhecer que 2% dessa taxa vai para o Sistema Único de Saúde que repassa para estados e municípios, sendo que quase R$ 18 bilhões já são transferidos.

- Alguns prefeitos planejam um ato político de protesto ao governo federal por uma crise que não fomos nós que causamos - afirmou o senador.

Os precedentes dessa crise, frisou o senador, é herança da Constituinte de 1988, quando a definição das novas regras acabaram levando ao empobrecimento dos municípios, que detinham 19% da receita financeira nacional, percentual que caiu para 13% até o ano 2000. Ele também apontou equívocos em políticas adotas pelo governo passado, -com a participação do PFL-, e lembrou que o PT se opôs a políticas que centralizavam recursos e endividavam o país.

Tião Viana ressaltou que é preciso fortalecer os municípios e os estados e preservar a capacidade de investimento da União, e a manutenção da máquina, mas observou que não é tirando da União que o problema será resolvido, e sim com a busca de um novo financiamento público. O senador criticou a postura do Fundo Monetário Internacional que classifica como endividamento investimentos estratégicos feitos por estatais, como a Petrobras e até por municípios adimplentes.



18/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana apóia aprovação da PEC sobre municípios

Tião Viana apóia PEC que devolve aos municípios decisão sobre emancipações

Tião Viana propõe ampliação do debate sobre o pré-sal

Tião Viana defende o debate sobre a descentralização da gestão do SUS

Tião Viana diz que debate sobre clonagem ainda é incipiente

Tião Viana: crise no Senado é "muito grande" e Mesa pode decidir sobre situação do Conselho de Ética