Tião Viana pede que sociedade apóie vacinação de mulheres contra rubéola



Ao elogiar a iniciativa da Fundação Nacional de Saúde (FNS) de promover pela primeira vez a vacinação de mulheres entre 12 e 39 anos de idade contra a rubéola, o senador Tião Viana (PT-AC) pediu em discurso no Plenário nesta segunda-feira (dia 1o) que toda a sociedade apoie a iniciativa. A doença pode atingir sem sintomas as mulheres gestantes, causando seqüelas irreversíveis nos bebês, como surdez, cegueira e retardo mental. Tião Viana acredita que não é possível mais esperar que apenas o governo aja. Na opinião do parlamentar, é preciso que as famílias, as escolas, as igrejas e as autoridades participem da campanha.

Na opinião do senador, o fato de a síndrome da rubéola congênita ser tão comum no Brasil é resultado de uma "triste herança": a prática histórica de promover vacinações apenas em campanhas e para crianças de até 7 anos, deixando de fora as mulheres em idade fértil.

De acordo com Tião Viana, a vacinação deverá alcançar 2.842 municípios do país, entre os dias 5 de outubro e 17 de novembro. "Vacinar tantas pessoas é um desafio, mas a iniciativa já encontrou apoio junto a profissionais de saúde de todos os ramos", afirmou.

01/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana chama a atenção para a violência contra as mulheres

PATROCÍNIO QUER QUE SOCIEDADE APÓIE A LUTA CONTRA A MISÉRIA

Sábado é dia de vacinação contra pólio e rubéola

Sábado é dia de vacinação contra pólio e rubéola

Prorrogada a vacinação contra a rubéola em São Bernardo do Campo

São Paulo prorroga vacinação contra rubéola até 19 de setembro