Tião Viana pede suspensão das aulas no DF em razão da baixa umidade no ar



O senador Tião Viana (PT-AC) pediu ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), o cumprimento da Lei 1590/97, do Distrito Federal, que determina a suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio nos períodos em que a umidade relativa do ar alcançar índices muito baixos.

- Não entendo porque tal medida não está sendo adotada - afirmou o parlamentar, lembrando que há 106 dias não chove no DF.

A lei, parcialmente lida pelo senador em seu pronunciamento nesta quinta-feira (20), determina que a duração da suspensão, bem como a reposição das aulas suspensas, serão definidas pela Secretaria de Educação, com base nas previsões do órgão oficial de meteorologia. Acrescenta que o governo do DF oferecerá atividades alternativas compatíveis com as condições climáticas, em locais apropriados, e continuará a distribuir normalmente a merenda escolar aos alunos carentes da rede pública.

Tião Viana, que é médico, citou também a Lei 492/93, do DF, que obriga o governo a divulgar alerta sobre medidas de saúde preventivas para crianças, idosos e portadores de doenças renais, respiratórias, cardíacas e outras, além de medidas para rápido atendimento, nos postos de saúde, de casos de desidratação e queda súbita de pressão, entre outros.

- Não hesitem em recorrer a medidas extremas em defesa da população - pediu Tião Viana a Arruda e aos governadores de outros 12 estados brasileiros atingidos pela baixa umidade do ar.

O senador lembrou que os hospitais, particularmente os setores de emergências pediátricas, batem recordes de atendimento em agosto e setembro.

Acrescentou que, embora o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteja atuando com firmeza, "informando os responsáveis para que orientem à população", não viu ainda nenhuma campanha de informação nem de orientação. Elogiou a "elevada competência" de Arruda e disse ter certeza de que o governador do DF tomará medidas imediatas.

Tião Viana disse que escolas de Cuiabá já substituíram as aulas de educação física por aulas de xadrez e de jogo de damas. A Secretaria de Educação de São Paulo, acrescentou, também determinou a suspensão das aulas de educação física em dias muito secos. Em Uberlândia (MG), alunos assistem às aulas em meio a panos encharcados pendurados em janelas e carteiras. Tião Viana citou ainda estudo do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) demonstrando que o desmatamento na região central do Brasil foi responsável pelo aumento em 1º Celsius na média da temperatura nos últimos 50 anos.



20/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana pede suspensão das aulas no DF pela baixa umidade do ar

Ambiente: Baixa umidade do ar provoca nova suspensão da queima de palha de cana

Secretaria de Educação orienta sobre aulas de educação física na baixa umidade

Tião Viana não vê razão para adiamento da votação da CPMF

Tião Viana determina suspensão de obra no Senado e critica ataques de ONG à Casa

Tião Viana denuncia negligência hospitalar com doente de baixa renda