Tião Viana denuncia negligência hospitalar com doente de baixa renda



O senador Tião Viana (PT-AC) denunciou nesta quarta-feira (31) a indiferença do diretor do Hospial de Base do Distrito Federal, Aluísio Toscano Franca, com a situação de um paciente, Elson Lima Farias que, há 120 dias em Brasília, vítima de uma lesão de quadril, ainda não conseguiu receber um implante de prótese.

- Recomendo ao diretor do HBDF que rasgue o seu diploma e ingresse no primeiro ano de um curso de Medicina, começando pela disciplina Ética Médica, para ver se ele consegue uma formação com componente humanitário, ética e moralmente aceitável pela sociedade - disse o parlamentar.

Preocupado com o que considera uma prática inaceitável por parte de um dirigente hospitalar e receando que isso se repita em outros hospitais do país, o senador definiu a conduta do diretor do HBDF como de descaso absoluto, indiferença com sentimentos de solidariedade humana, transgressão do Código de Ética Médica, além de violação das funções administrativas do serviço público.

Tião Viana narrou que Elson Lima Farias é um paciente humilde, oriundo da Amazônia Ocidental, que, necessitando de um implante de prótese, "encontrou completo abandono dentro da estrutura do HBDF". Ele informou que, sofrendo risco de vida, esse paciente vem enfrentando indiferença e constrangimento psicológico por parte da administração daquele hospital.

O senador também informou que, num ato de desespero, a família do doente usou o seu nome para conseguir um melhor atendimento. Foi quando o diretor a tratou com "ironia e sarcasmo", dizendo que, se o pedido vinha de um senador, a prótese seria colocada e o doente receberia um atendimento digno.

- Isso me parece de uma gravidade ímpar, porque fere qualquer política de direitos humanos - comentou o parlamentar.

Tião Viana também informou que a família de Elson Lima Farias está decidida a levar o episódio às instâncias judiciais e a isso ele dará seu pleno apoio e testemunho, pois considera criminoso o tratamento oferecido pelo hospital ao doente. O parlamentar disse também esperar que o caso vá ao Ministério Público, visto tratar-se de um hospital que sobrevive com recursos federais.

31/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo negligencia tratamento de hanseníase, diz Tião Viana

Tião Viana pede suspensão das aulas no DF em razão da baixa umidade no ar

Tião Viana pede suspensão das aulas no DF pela baixa umidade do ar

TIÃO VIANA DENUNCIA ESTERILIZAÇÃO EM MASSA

Tião Viana denuncia censura na Comunicação Social do Senado

TIÃO VIANA DENUNCIA AMEAÇAS DE MORTE AO GOVERNADOR DO ACRE